Nova fase de enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis: Prefeito determina novas medidas de enfrentamento à pandemia

Você está visualizando atualmente Nova fase de enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis: Prefeito determina novas medidas de enfrentamento à pandemia
Compartilhar:

Negociação para abertura de novos leitos, ações de fiscalização em conjunto com os Bombeiros e a PM e nova etapa de desinfecção dos espaços públicos estão entre as medidas 

Teresópolis, 3 de dezembro de 2020 – Com o objetivo de reforçar a estrutura local para enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis, o Prefeito Vinicius Claussen reuniu o Gabinete de Crise Contra o Coronavírus nesta quinta (3) e fez uma convocação aos hospitais filantrópicos credenciados ao SUS para que apresentem um planejamento imediato para ampliação de leitos para pacientes COVID-19. Atualmente o município dispõe de 43 leitos clínicos e 31 leitos UTI exclusivos para pacientes COVID-19 e conta com os leitos da regulação estadual acessados quando há quadro de ocupação completa de leitos no município. Para essa ampliação, um dos principais desafios que estão sendo enfrentados pelos hospitais é a disponibilidade de equipe médica, especialmente intensivistas para acompanhamento a pacientes de UTI.

AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA ESTRATÉGICO DE TESTAGEM E REFORÇO NAS EQUIPES

Devido à crescente procura por atendimento no Pedrão, com a média de 300 pacientes comparecendo diariamente, o Prefeito Vinicius Claussen determinou a contratação de mais de profissionais de enfermagem e médicos para ampliar ainda mais a estrutura do centro de atendimento, consequentemente reduzindo o tempo de atendimento na unidade. Também autorizou a ampliação da equipe do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) em 2 médicos para atendimento especialmente ao interior.

Na última semana, foi determinada a ampliação do Programa Estratégico de Testagem (PET). Desde a última segunda (30), o PET também inclui a testagem de sintomáticos em todos os 20 postos de saúde da família (PSF) e unidades básicas de saúde (UBS) e a instalação de um Centro Triagem e Testagem no Serviço de Pronto-Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro. A população conta ainda com centros de testagem no Ginásio Pedrão (24h) e no EPEM, na Várzea, no Caleme, em Bonsucesso e em Água Quente, no interior.

CONVOCAÇÃO DE LIDERANÇAS RELIGIOSAS E COMERCIAIS PARA REFORÇO DA CONSCIENTIZAÇÃO

Outra iniciativa do Prefeito foi a reunião com representantes das entidades comerciais para reforço da importância do cumprimento das medidas vigentes com relação aos protocolos de segurança para enfrentamento ao coronavírus. Os líderes dessas entidades já estão se mobilizando para novas campanhas junto à população.

Vinicius Claussen também solicitou aos líderes religiosos que convoquem suas comunidades para uma prevenção mais rigorosa não apenas durante suas atividades religiosas, mas em sua rotina diária, reforçando a necessidade de manter o uso de máscaras, de higienizar as mãos e de evitar as aglomerações.

INTENSIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO EM CONJUNTO COM A PM E O CORPO DE BOMBEIROS

Além disso, foram definidas medidas para reforçar o enfrentamento à disseminação do coronavírus nos bairros. Entre as determinações, ações de fiscalização intensificadas em conjunto com o 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) e nova etapa de desinfecção dos espaços públicos. Essa desinfecção já tem início nesta quinta-feira (3), a partir das 22 horas pelo centro da cidade, e seguirá nos próximos dias pelos bairros.