Conscientizar sobre a importância da preservação da natureza na prática, e de forma continuada, é a proposta do Projeto ‘Vivência de Educação Ambiental’, da Secretaria de Meio Ambiente. Em mais uma edição mensal, a equipe do setor levou 130 alunos das escolas municipais Hilário Ribeiro, em Quebra Frascos, e Acliméa de Oliveira Nascimento, em São Pedro, em uma visita guiada ao Horto Municipal.
Os alunos de turmas do pré-escolar ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram de atividade de plantio e de interação educacional/artística com fantoches de animais nativos da região. A visita guiada propôs a interação com a natureza, explorando suas diferentes texturas, fragrâncias e sensações, a partir de plantas medicinais e aromáticas no Jardim Sensorial do Horto Municipal.
“Os estudantes realizaram um plantio junto com os produtores de mudas do Horto e conheceram um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo município na manutenção dos jardins de praças e espaços públicos da cidade. No final, cada um levou suas mudas para casa”, explicou Luciana Bárbara Ferreira, da equipe do projeto.
“Este processo visa à educação ambiental continuada, uma vez que as crianças, ao cuidarem de suas mudas, resgatam as atividades vivenciadas na visita e desenvolvem o cuidado com a natureza”, completou Vítor Guniel Cunha, coordenador do Setor de Educação Ambiental.
Realizado mensalmente, o Projeto ‘Vivência de Educação Ambiental’ é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, através do setor de Educação Ambiental, em parceira com as secretarias de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins, de Cultura e de Educação.
O Horto
Ocupando uma área em torno de 10 mil metros quadrados, o Horto Municipal, no bairro Quarenta Casas, é o espaço onde são cultivadas mudas de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município. Também conta com um Jardim Sensorial, composto por plantas medicinais, para efeito de estudos e trabalhos escolares.
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