Viva Cultura! Viva Cultura! Folheto da Sec. Cultura com destaque para o Carnaval e shows da Feirinha do Alto

Compartilhar:

Viva Cultura! Viva as parcerias!

Folheto bilíngue da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Cultura Inglesa, com destaque para o Carnaval e shows da Feirinha do Alto. Lançamento foi na Pousada Terê Parque

Como aconteceu nas outras cinco vezes, o lançamento da 6ª edição do folheto bilíngue Viva Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis, em parceria com a Cultura Inglesa, foi um sucesso. Aliás, sucesso atribuído pelo secretário de Cultura, Márcio de Paula, exatamente às parcerias dos empresários da cidade com a secretaria e o poder público. “O Alécio Cabral, da Cultura Inglesa, que patrocina o folheto, tem sido um grande parceiro nosso, viabilizando essa publicação que foi criada para informar aos nossos moradores, visitantes e turistas nacionais e estrangeiros o que acontece em Teresópolis em termos de programação cultural”, afirmou Márcio.

O lançamento do Viva Cultura número 6, dedicado aos meses de fevereiro e março — com destaque para o Carnaval 2018 —, aconteceu na Pousada Terê Parque, na Granja Guarani, na noite de segunda-feira, 5, com a presença de outras autoridades locais e até vizinhas, além do som luxuoso do pianista Bruno Fonseca, que tocou o fino da MPB durante todo o evento. Por sinal, Márcio de Paula fez questão de frisar outra grande parceria de sua secretaria: com o dono da pousada (e também do Supermercado Multi Market, patrocinador de outros eventos culturais em Teresópolis), Willians Braga. “É um grande incentivador da Cultura na cidade e tem sido um parceiro fiel de nossos projetos. Só tenho a agradecer. Em meu nome e do governo Mario Tricano”, comentou Márcio.

Outro secretário municipal presente, Marcus Vinícius Ramos (de Trabalho, Emprego e Economia Solidária), conhecido como Marcão, falou sobre o empreendedorismo de Braga e outros empresários locais. “O Willians é um empresário determinado, com uma visão entusiasmada do nosso futuro. É disso que a cidade precisa”, comentou Marcão — que lançou em junho de 2016 um projeto que está fazendo muito sucesso na Feirinha do Alto, administrada por ele: Esse Palco Vai Dar Trabalho. “O projeto é mais um atrativo da Feirinha, que vem caindo no gosto dos visitantes. Ele dá oportunidade aos artistas de mostrarem seu trabalho e também gera emprego e renda”, afirmou o secretário. O projeto, inclusive, é tema de uma das matérias principais da sexta edição do folheto Viva Cultura.

Teresópolis e Guapimirim em “dupla cultural”

Ainda falando em parcerias, o secretário de Cultura de Guapimirim, Luís Cláudio de Oliveira, estava presente e revelou que ele e Márcio de Paula têm conversado muito sobre um intercâmbio entre sua cidade e Teresópolis no setor da Cultura. Luís Cláudio esteve em eventos como o Cultura de Raiz — realizado todo primeiro domingo de cada mês na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras —, comentou: “Nós já temos alguns projetos em mente e, em breve, serão revelados e postos em prática. Márcio tem feito um trabalho inteligente e muito animador. A cidade ganha com isso. Aliás, ele está nos devendo uma visita”, brincou.

“As parcerias entre a iniciativa privada e o poder público estão ajudando a levantar o astral da cidade, depois de anos de governos ineficientes e desmandos. O governo Tricano e seus secretários estão de parabéns. E esse folheto Viva Cultura contribui para divulgar a cidade e seus artistas. Todos saem ganhando”, comentou o ex-secretário Raphael Teixeira. “Qualquer cidade só se desenvolve através da Cultura, da Educação e do Turismo. E é o que estamos fazendo. O governo Tricano é muito coeso. Trabalhamos juntos e, por isso, tenho realizado atividades culturais e artísticas na Feirinha, num espírito de união e cooperação mútua”, reforçou Marcão. “Com trabalho e determinação, estamos tirando Teresópolis do marasmo e da má fase que vivia”, completou o secretário.

Artista plástica e fisioterapeuta, a Dra. Josiane Fonseca frisou que iniciativas como as de Márcio de Paula e Marcão, com o apoio dos empresários, são muito bem-vindas para os artistas locais. “Além de nossas belezas naturais, que são muitas, vemos com felicidade a criação, a realização e a divulgação de tantos eventos culturais em Teresópolis. Eu e meus colegas da Sociedade dos Artistas de Teresópolis, a SOARTE, apoiamos totalmente, com certeza, essas iniciativas”, afirmou a artista, que cria mosaicos. “É muito bom divulgar a programação da cidade, seus artistas e suas casas de espetáculos. Apoio totalmente”, completou o empresário, diretor do Teresópolis Golf Club e um dos maiores golfistas do país, Jack Correa, que também é dono da casa noturna Galpão Imperial.

Também estiveram presentes ao coquetel: o Secretário Municipal de Obras, Alfredo Ventura; o empresário de turismo (dono da Notur Travel) Artur Esteves; o empresário Márcio Melo, da Adega W (fornecedora dos vinhos para a festa); os irmãos Herman e Louis Capelle, do blog Terê Total; entre outras personalidades. O evento foi produzido por Eliana Resende, da Secretaria de Cultura, com o apoio da Cultura Inglesa, Pousada Terê Park, Supermercado Multi Market, Restaurante Viva Italia e Adega W.

Texto: Ney Reis / Sec. Cultura
Fotos: Jorge Maravilha