Versão preliminar do Plano de Resíduos Sólidos é apresentada em Audiência Pública

Compartilhar:

Dando continuidade à elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis, foi realizada nesta terça-feira, 19, audiência pública para apresentação e apreciação da versão preliminar do documento. O encontro aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, José Carlos Simonini, de ambientalistas, catadores e  representantes da equipe técnica da Prefeitura e do Inea.

“Todo o plano todo foi construído com base na análise da população e o resultado deste posicionamento é que vai nos garantir solucionar os problemas relacionados ao lixo, através das propostas apresentadas dentro do Plano”, disse Simonini.

Engenheiros ambientais apresentam em audiência pública versão preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis
Engenheiros ambientais apresentam em audiência pública versão preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Os engenheiros ambientais Marcos Borsatti e Maycon Pedott, da empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais, contratada pelo município através de licitação para produção do Plano, fizeram mais uma vez a apresentação de todas as propostas levantadas para melhorar o sistema de coleta de resíduos do município.

A elaboração do documento é dividida em sete fases: legislação preliminar, caracterização do município, diagnóstico/prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese.

O Plano

Criado através das demandas apontadas pela população para resolver o problema do lixo em Teresópolis, o Plano de Resíduos Sólidos não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva. Além disso, o plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto.

O documento tem como conteúdo, entre outros dados, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município, contendo a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final; e descrever a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

A iniciativa é obrigatória para todos os municípios brasileiros a partir da Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A população pode consultar o material disponível no site

Texto: Gisele Barreto
Fotos: F. Vicente Vaz