Vândalos destroem decoração de Natal Teresópolis – Terra de Luz da Praça Nilo Peçanha, no Alto

Compartilhar:

Prefeitura vai refazer toda a decoração e reforçar segurança

Vândalos destruíram na madrugada desta quarta-feira (12), a decoração de Natal da Praça Nilo Peçanha, no Bairro do Alto, em Teresópolis. A praça, também conhecida como praça do Colégio Ginda Bloch, havia sido decorada na noite anterior. Os cordões luminosos foram arrebentados e deixados espalhados nos canteiros das árvores. Na área do parque infantil, coreto e academia da melhor idade, a iluminação especial foi furtada.

De acordo com a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Cléo Jordão, o prejuízo com o material usado na decoração da praça foi de cerca de R$ 2 mil. Dinheiro doado por empresários, já que a decoração de Natal está sendo custeada pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau, por meio de um acordo de cooperação com o setor privado.

Entretanto, o prejuízo emocional foi incalculável. Toda a mão de obra para a confecção da decoração é de voluntários. E a decoração de Natal é um esforço da gestão para aumentar a auto-estima da cidade, atrair turistas e movimentar a economia local.

“A gente vem somando esforços junto às secretarias municipais e aos empresários para conseguir fazer o um belo Natal. Infelizmente, encontramos pessoas que não colaboram em deixar nossa cidade linda e iluminada. Por isso, repudiamos todo ato de vandalismo. A gente espera e pede para que a população nos ajude a denunciar esse tipo de ação”, desabafou Cléo Jordão, acrescentando que toda a decoração será refeita.

Frequentadora do local para praticar atividades físicas na Academia da Melhor Idade, a cabeleireira Iracema Valesena reprova a ação dos vândalos. “As pessoas tem que ver que isso é para o bem da população, para deixar a cidade mais bonita. Acho que o que foi feito foi muito errado”, disse.

O taxista Rodrigo Borba, que trabalha na Praça Nilo Peçanha, considerou a ação de vandalismo um ato de desrespeito à população. “A cidade ficou linda com a ornamentação da Prefeitura e hoje de manhã a gente chega para trabalhar e encontra a praça desse jeito. Uma falta de respeito, de amor ao próximo e de cidadania”, afirmou.

Na manhã desta quarta-feira (12), funcionários da Secretaria de Serviços Públicos estiveram na Praça Nilo Peçanha para retirar os cordões luminosos que foram arrebentados. O Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, informou uma parceria com a Polícia Militar para reforçar a segurança no local por meio de policiamento ostensivo.

Funcionários da secretaria de Serviços Públicos que instalaram a decoração registraram um Boletim de Ocorrência, para que a Polícia Civil investigue o ato de vandalismo.

Teresópolis – Terra de Luz

Com inspiração no Hino de Teresópolis, o Natal Teresópolis – Terra de Luz está iluminando e decorando os principais pontos da cidade, sem custo financeiro para a municipalidade. Os materiais foram doados pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau, por meio de um acordo de cooperação com o setor privado. Voluntários preparam as peças. A instalação está sendo feita pela Secretaria de Serviços Públicos. O projeto conta ainda com vasta programação cultural, que pode ser encontrada no site da Prefeitura de Teresópolis: www.teresópolis.rj.gov.br.

Fotos: Jorge Maravilha