Tricano anuncia criação de espaços para artesãos com carteira nacional em Teresópolis

Começou a ser entregue a Carteira Nacional do Artesão aos 86 profissionais de Teresópolis, cadastrados pela equipe do Programa de Artesanato do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A entrega foi feita pela subsecretária adjunta de Turismo do estado, Nea Mariozz, com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Durante a cerimônia, realizada na Prefeitura, o prefeito Mario Tricano anunciou a criação de espaços para que os artesãos possam comercializar os seus trabalhos. “Esse grupo que recebeu a carteira vai ocupar o hall da Rodoviária, nos dias a serem determinados pela Secretaria Municipal de Trabalho. Além disso, existem 3 boxes que estão desocupados no Shopping Popular e que serão cedidos para que, num sistema rotativo, todos tenham oportunidade de expor seu artesanato”, determinou Tricano.

A profissão de artesão foi regulamentada em 2015, e a lei federal 13.180 estabelece diretrizes para políticas públicas de fomento à profissão. “É de grande importância que todos os artesãos tenham essa carteira, porque é a identidade profissional deles. É a veracidade que são artesãos, por todo o trabalho de cadastramento que a gente fez no município, verificando a competência e a capacidade que esse profissional tem de transformar sua matéria prima numa peça belíssima”, comentou a subsecretária estadual de Turismo, Nea Mariozz.

O documento de identificação garante vários benefícios aos artesãos. “A carteira possibilita que eles participem de feiras nacionais e internacionais. O documento também abre portas para que, através de bancos de fomento de crédito, eles possam comprar maquinário e insumos para fortalecer essa importante atividade de geração de renda no nosso município”, explicou o secretário municipal de Trabalho, Marcus Vinicius Ramos (Marcão).

Para os artesãos, a carteira é um pleito antigo da classe. “Estou muito feliz, aguardava essa carteira há muitos anos. Ela vai ser útil para nossas compras, com desconto. Fico contente”, agradeceu Maria de Oliveira Medeiros. “Boa oportunidade de estar com esta carteirinha e se tornar oficializado em Teresópolis. Agora é só dar continuidade no que acaba de nascer”, opinou Valdecir dos Reis Cordeiro.

Ao longo da cerimônia, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Prefeitura para fortalecer o artesanato em Teresópolis.

Fotos: Marcelo Roza/AscomPMT