Teste da Defesa Civil confirma funcionamento de sirenes

Compartilhar:

A verificação mensal realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil nesta quarta-feira, dia 10, confirmou o funcionamento das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis. Os equipamentos foram acionados à distância, através da internet, e manualmente, por técnicos da empresa de manutenção.

O objetivo da verificação é corrigir possíveis falhas e garantir que os instrumentos funcionem perfeitamente em dias de chuva forte, alertando os moradores para o risco de deslizamentos na comunidade.

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de 24 sirenes, instaladas pelo Governo do Estado em 13 localidades do município consideradas de risco para deslizamentos de terra. Esses equipamentos são acionados preventivamente quando o volume de chuvas atinge os limites de um protocolo específico para quantidade acumulada em uma hora. Quando isso acontece, as pessoas estão orientadas a deixar suas casas e a se dirigir a locais seguros, que são chamados de pontos de apoio, indicados pela Defesa Civil.

O protocolo de acionamento é definido por uma comissão de especialistas, como meteorologistas, geólogos e engenheiros, e pode mudar com a revisão que fazem periodicamente levando em conta o estudo do solo.