Termo de cooperação técnica formaliza parceria

Compartilhar:

Termo de cooperação técnica formaliza parceria pelo atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual em Teresópolis Documento entre Ministério Público, Governo do Estado e Gestão Municipal será assinado nesta quarta (19)

Marcada para esta quarta-feira (19), às 10h, a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública/Polícia Civil e o Município de Teresópolis/Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O documento vai formalizar a parceria existente através do Programa ‘Bem me Quer Terê’.

“Com a assinatura, o Município oficializa e garante o trabalho integrado entre todos os entes envolvidos no atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual em Teresópolis, podendo, inclusive, atuar de forma preventiva”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

Em 2017, o programa foi listado em publicação da instituição ChildHood Brasil com uma das seis experiências brasileiras consideradas como referência no atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas de violências. Além de Teresópolis (RJ), faziam parte da lista, na época, Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA) e Brasília (DF).

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o ‘Bem Me Quer Terê’ atua desde 2014. Funciona no Centro Materno Infantil, no prédio anexo do Centro Administrativo da Várzea (prédio do antigo Fórum), e conta com equipe formada por assistente social, psicólogo, médica e enfermeira, que faz o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Esse público é ouvido em ambiente apropriado, com escuta qualificada. Quando necessário, os casos são encaminhados à rede de saúde e assistência social para tratamento e acompanhamento.

Serviço
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
Dia: Quarta-feira, 19/12
Horário: 10h
Local: Centro Materno Infantil – prédio anexo do Centro
Administrativo Municipal
(Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea)