TERESÓPOLIS VAI SEDIAR ENCONTRO ESTADUAL DE COMITÊS DE BACIAS EM 2019

Compartilhar:

No ano que vem, Teresópolis será sede do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro. O evento vai reunir os nove comitês fluminenses, debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiência sobre recursos hídricos.

O anúncio foi feito durante a 66ª Reunião do Comitê Piabanha, que aconteceu nesta terça (21), na Prefeitura. O encontro foi aberto pelo Prefeito Vinicius Claussen, que deu as boas vindas aos participantes, ao lado do Secretário de Meio Ambiente, Raimundo Lopes.

A presença de Vinicius Claussen foi enaltecida pela presidente do Comitê Piabanha. “Pela primeira vez temos um prefeito abrindo nossa reunião e interessado em ouvir o Comitê. Esse é um dos motivos pelo qual, no ano que vem, o Encontro Estadual será realizado em Teresópolis”, pontuou Rafaela Facchetti Assumpção.

Para ela, os comitês de bacias compõem um fórum regional importante, em que os prefeitos poderiam tomar decisões para a gestão hidrográfica de suas regiões. “É o espaço em que os gestores poderiam ter influência e estabelecer diretrizes para seus planos diretores e leis de uso e ocupação do solo, por exemplo, de forma a nãi impactar o meio ambiente”, avaliou a presidente do Comitê Piabanha.

Há pouco praticamente 50 dias à frente do município, o Prefeito parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Secretário Raimundo Lopes e equipe. “Queremos fazer em Teresópolis uma gestão voltada para as boas práticas e este fórum, com certeza, é mais um espaço para aprendermos mais sobre isso”, finalizou Vinicius Claussen.

O Comitê – Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto é o fórum onde são debatidas as questões referentes à gestão da água. Tem como função deliberar sobre a aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento do uso da água pelas grandes empresas localizadas nos dez municípios de sua abrangência.

Composto por representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público, tem como área de atuação os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.   

Fotos: Jorge Maravilha