TERESÓPOLIS VAI SEDIAR ENCONTRO ESTADUAL DE COMITÊS DE BACIAS EM 2019

Prefeito Vinicius Claussen e Secretário Raimundo Lopes dão boas vindas aos participantes da reunião do Comitê Piabanha

No ano que vem, Teresópolis será sede do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro. O evento vai reunir os nove comitês fluminenses, debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiência sobre recursos hídricos.

O anúncio foi feito durante a 66ª Reunião do Comitê Piabanha, que aconteceu nesta terça (21), na Prefeitura. O encontro foi aberto pelo Prefeito Vinicius Claussen, que deu as boas vindas aos participantes, ao lado do Secretário de Meio Ambiente, Raimundo Lopes.

A presença de Vinicius Claussen foi enaltecida pela presidente do Comitê Piabanha. “Pela primeira vez temos um prefeito abrindo nossa reunião e interessado em ouvir o Comitê. Esse é um dos motivos pelo qual, no ano que vem, o Encontro Estadual será realizado em Teresópolis”, pontuou Rafaela Facchetti Assumpção.

Para ela, os comitês de bacias compõem um fórum regional importante, em que os prefeitos poderiam tomar decisões para a gestão hidrográfica de suas regiões. “É o espaço em que os gestores poderiam ter influência e estabelecer diretrizes para seus planos diretores e leis de uso e ocupação do solo, por exemplo, de forma a nãi impactar o meio ambiente”, avaliou a presidente do Comitê Piabanha.

Há pouco praticamente 50 dias à frente do município, o Prefeito parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Secretário Raimundo Lopes e equipe. “Queremos fazer em Teresópolis uma gestão voltada para as boas práticas e este fórum, com certeza, é mais um espaço para aprendermos mais sobre isso”, finalizou Vinicius Claussen.

O Comitê – Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto é o fórum onde são debatidas as questões referentes à gestão da água. Tem como função deliberar sobre a aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento do uso da água pelas grandes empresas localizadas nos dez municípios de sua abrangência.

Composto por representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público, tem como área de atuação os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.

Fotos: Jorge Maravilha

Comente: