Teresópolis ultrapassa 670 cidades no ranking da Transparência no Brasil

Compartilhar:

De acordo com o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Teresópolis melhorou muito no que diz respeito à transparência com que cuida do dinheiro do contribuinte.

Na última avaliação, feita em 2016, Teresópolis ocupava a posição de número 1.233, com pontuação de 2,77. Na avaliação atual, realizada no período de 01/02/2018 a 31/07/2018, o município ultrapassou outras 670 cidades brasileiras no quesito transparência e hoje ocupa o 563º lugar, com 4,46 de pontuação.

A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017).

Além da existência de canal presencial e eletrônico para solicitações de informação pelos cidadãos e atendimento desses pedidos, também foi mapeado como o município publica dados na internet sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e lista de servidores, entre outros itens.

De acordo com a Secretária de Controle Interno, Yára Medeiros, a atual Gestão Municipal trabalha na inclusão de novas informações no Portal da Transparência e na correção de falhas apontadas pela EBT. “A nossa meta é atingir a pontuação máxima o mais breve possível”, diz a secretária.