Teresópolis sobe 30 posições na Taxa de Atualização Cadastral do Programa Bolsa Família

Compartilhar:

De acordo com levantamento feito pela Coordenação Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, em 2018, Teresópolis está em 3º lugar entre os municípios que mais evoluíram na Taxa de Atualização Cadastral (TAC). A referida taxa evoluiu de 0,67 para 0,81, em uma escala que deve ser igual ou superior a 0,55. Esse aumento contribuiu para que a cidade subisse 30 posições em apenas um ano. O município passou do penúltimo lugar (91º), em janeiro de 2018, para 61ª posição da TAC em relação aos 92 municípios do estado, em dezembro de 2018. Esse número também ajudou no cálculo do Índice de Gestão Descentralizada- Programa Bolsa Família (IGD-PBF).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu congratulações do governo estadual pelo trabalho realizado durante o ano: “Reconhecemos a importância do excelente resultado atingido pelo município e agradecemos pela dedicação e amor da equipe pelo trabalho executado. Sabemos que essa evolução decorre do trabalho árduo de servidores comprometidos com a população e com a qualificação do Cadastro Único”, ressalta a Coordenação Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

IGD-PBF: qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família

O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) é um indicador desenvolvido pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Cidadania, que mostra a qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único, refletindo os compromissos assumidos por estados (IGD-E), Distrito Federal e municípios (IGD-M) ao aderirem ao programa. O índice varia entre zero e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o resultado da avaliação da gestão. Em 2018, Teresópolis alcançou IGD 0,68.

O IGD tem por meta o planejamento das atividades de maneira integrada e articulada com as áreas de educação, assistência social e saúde, levando em consideração as demandas e as necessidades da gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Por meio do IGD, o governo federal incentiva o aprimoramento da qualidade da gestão local e contribui para que estados e municípios executem as ações que estão sob sua responsabilidade.

A gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família é um trabalho de parcerias entre os três níveis de governo e entre vários setores. Ela busca identificar o público que será acompanhado; o envio do público para acompanhamento para as áreas de educação e saúde; a consolidação dos resultados do acompanhamento; a análise e sistematização de informações para subsidiar outras políticas; e o trabalho social com famílias.