Você está visualizando atualmente Teresópolis se solidariza com Petrópolis e Prefeito Vinicius Claussen forma força-tarefa para apoiar o município vizinho

A Prefeitura de Teresópolis se solidariza com a população da cidade vizinha de Petrópolis, duramente castigada pelo temporal ocorrido nesta terça-feira, 15/02, que deixou um rastro de destruição e quase 40 mortos.

“Desde ontem estou em permanente contato por telefone com o Prefeito Rubens Bomtempo. Coloquei toda a estrutura de Teresópolis à disposição para ajudar no que for necessário e já montamos em Teresópolis uma força-tarefa, coordenada pelo Coronel Flavio Castro, bombeiro e também nosso secretário de Meio Ambiente, que estará à frente das nossas ações de apoio ao município vizinho. Que Deus abençoe e proteja a todos. Teresópolis está irmanada com a cidade de Petrópolis”, salientou o Prefeito Vinicius Claussen.

As ações de ajuda envolvem equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Educação e de Meio Ambiente. São feitos contatos diretos com Petrópolis para saber as necessidades do município vizinho neste momento. Por orientação do Prefeito Vinicius Claussen, a Secretaria Municipal de Segurança Pública enviou uma guarnição com 10 Guardas Civis Municipais, que ficarão à disposição de Petrópolis para apoio às ações locais de trânsito. A Secretaria de Desenvolvimento Social também foi orientada a reunir um grupo de assistentes sociais para env iar ao município vizinho.

A Prefeitura de Teresópolis iniciou uma campanha de arrecadação de água mineral e alimentos não perecíveis para as vítimas da chuva em Petrópolis. Os pontos de entrega são os CRAS de Teresópolis, localizados nos bairros do Alto, Barroso, Bonsucesso, Meudon, Fischer, Fazenda Ermitage e São Pedro; a Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, bairro de Fátima) e o Centro Administrativo Municipal no antigo Fórum (Avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea).

Os teresopolitanos se mobilizam pelas redes sociais em campanhas voluntárias de arrecadação de donativos, bem como igrejas e instituições, como a OAB Teresópolis.

Em Teresópolis, a Defesa Civil segue em estágio de Atenção e monitorando os bairros, pois ainda estão em vigência os Alertas de chuva intensa para esta quarta, 16/02. Nas últimas horas foram registradas 5 ocorrências (1 deslizamento, 2 vistorias em árvores, 1 alagamento em residência, 1 vistoria técnica). Não houve vítimas, nem desabrigados/desalojados. Os maiores volumes de chuva registrados foram de 61,8 mm/h na Coreia e de 31,8 mm/h no bairro Quinta Lebrão.

A população deve ficar atenta aos alertas emitidos via SMS e às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Em caso de Emergência, a orientação é procurar locais seguros e ligar 199.