Teresópolis se prepara para evento tecnológico ‘Conlestech’

Você está visualizando atualmente Teresópolis se prepara para evento tecnológico ‘Conlestech’
Compartilhar:

Encontro agendado para março de 2022 integra programa incentivo da economia do conhecimento do Conleste

O Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), junto com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e o Sebrae-RJ, organizaram, na sexta-feira, 4/12, no Teatro Municipal de Teresópolis, a primeira reunião de planejamento e alinhamento da Conlestech Terê. O encontro, agendado para 23 de março, é o primeiro de quatro eventos corporativos com base tecnológica que ocorrerão no decorrer de 2022, integra programa de incentivo da economia do conhecimento do Conleste. 

Durante a reunião ficou definido que o evento tecnológico no Hotel Sesc Alpina, tendo como tema central da área do conhecimento ‘Educação, Trabalho e Empreendedorismo Inovador’. Ainda na reunião foi disponibilizado a Teresópolis, como Município piloto, o Curso EAD do HackaTruck MakerSpace, o qual tem o objetivo de ministrar os conceitos e fundamentos básicos de Algoritmos, Programação Orientada a Objetos com Swift, JavaScript e RESTful APIs. O projeto é uma parceria do Conleste com a IBM e o Instituto Eldorado, sendo essa, a primeira entrega do programa ‘Conlestech’.

Participaram do alinhamento, representando o vice-presidente do Conleste, o Prefeito Vinicius Claussen, os secretários municipais de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães. Também estiveram presentes representantes do poder Legislativo, Conselho M. de Inovação, Ciência e Tecnologia, SERRATEC, Unifeso, IBM e as equipes técnicas do Sebrae e do Conleste.

‘Conlestech’

O ‘Conlestech’, programa do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), foi lançado no último dia 25/10, em Nova Friburgo. Em parceria com o Sebrae-RJ e a Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF), o programa é direcionado ao incentivo da economia do conhecimento nos 16 municípios consorciados. Vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense, o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, representou o presidente do Conleste, Marcelo Delaroli, na solenidade.

O objetivo é compartilhar estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação, além de desenvolver tecnologicamente os arranjos produtivos locais. Sempre com foco na geração de negócios, no aumento da inclusão, na visibilidade e na qualificação dos empreendedores.

Também faz parte do programa a realização de fóruns temáticos itinerantes com especialistas renomados do mercado e eventos corporativos de base tecnológica. Teresópolis vai sediar um desses encontros em 2022, agendado para 23 de março, conforme citado acima.

Fotos: Divulgação