Você está visualizando atualmente Teresópolis recebe o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense Caixa de entrada PREFEITURA

O município de Teresópolis foi selecionado para receber o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, uma parceria da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Entre as ações para estimular a economia local, fortalecer os artesãos e incentivar o turismo estão a capacitação dos profissionais da área e a realização de feiras de artesanato.

Na última sexta-feira, 04/02, a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, recebeu visita técnica da equipe da UERJ e Secretaria de Estado de Cultura para apresentação do programa. Participaram do encontro a coordenadora executiva Aline Mendes, a gerente de projetos Maria Gabriela Pereira, o supervisor Renan Uccelli, a supervisora Paula Salles, o produtor Luiz Fernando e o supervisor de Mídia da UERJ, Vitor Peruzze.

“Muito bom Teresópolis estar entre os 46 municípios fluminenses selecionados para receber o programa. Nesse primeiro encontro, as equipes da UERJ e da Secretaria Estadual de Cultura conheceram a política de economia criativa, orientada pelo Prefeito Vinicius Claussen e executada pela nossa secretaria, para alinharmos ações futuras”, avaliou Cléo Jordão, acompanhada pela coordenadora de Feiras Temáticas de Artesanato, da Secretaria de Cultura, Fátima Cunha.

“Gostaria de agradecer, em nome da equipe da UERJ, pela recepção calorosa que recebemos e espero que, em breve, essa parceria gere muitos frutos para esse município tão charmoso”, pontuou Vitor Peruzze

Desde 2018, a Secretaria de Cultura vem cadastrando os artesãos de Teresópolis e buscando parcerias com o Governo do Estado e instituições para fortalecer os profissionais e a atividade. “Desde então, conseguimos facilitar o acesso deles a linhas de crédito e a eventos do calendário estadual. Também criamos a exposição Teresópolis Artes Manuais, espaço para a venda de artigos de qualidade e que funciona nos finais de semana no terminal turístico do Soberbo. Hoje temos mais de 600 profissionais especializados inscritos e atuando na produção de trabalhos ma nuais variados no município, o que mostra a força da economia criativa em Teresópolis”, destacou a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

Fotos: Vitor Peruzze