Teresópolis recebe cinco veículos para atender pacientes renais e em tratamento fora do município

Compartilhar:

Sexto carro é destinado ao Conselho de Saúde 

A Gestão Municipal adquiriu seis veículos Gol, zero quilômetro, com recursos destinados ao Município através de emenda parlamentar. Emplacados e com documentação regularizada, dois carros vão atender pacientes renais e outros três serão usados no transporte de pessoas em tratamento especializado de saúde fora do município. O sexto veículo será destinado ao Conselho Municipal de Saúde.

“Só para São Paulo, a secretaria faz, pelo menos, quatro viagens por mês, transportando pacientes para consultas especializadas e transplantes de córnea, por exemplo. Sem contar pacientes em tratamento oncológico em Petrópolis e os que fazem exames especializados em Nova Friburgo, Duque de Caxias, Niterói e no Rio de Janeiro”, explica
Antonio Henrique Vasconcellos, secretário de Saúde de Teresópolis.

Para Fabiane Soares, esse serviço é essencial. Há um ano, ela acompanha o marido, Paulo Rogério Schwenck, até Sorocaba. “Sem essa ajuda da Secretaria de Saúde não teríamos como bancar o transporte. Meu marido fez transplante de córnea há um ano e, desde então, voltamos umas quinze vezes em consultas de revisão. Agora, ele está na fila para o segundo transplante. Agradeço muito a atenção da equipe da Saúde, somos sempre bem tratados”, relatou.

Desde 2018, a Prefeitura vem renovando a frota da Secretaria de Saúde. Em dezembro, a Gestão adquiriu nove veículos de passeio da Volkswagen, também com recursos oriundos de emendas parlamentares. Desde então, eles são utilizados no transporte de pacientes, pelo Centro de Atenção Psicossocial/Divisão de Saúde Mental e pelos setores de Atenção Básica, de Vigilância Sanitária e de Vigilância Ambiental em Saúde.

“Trabalhamos na recuperação de recursos de emendas parlamentares, dinheiro que estava perdido, para melhor atender a população. Assim, garantimos atendimento humanizado às pessoas que estão em tratamento de saúde, enquanto buscamos mais recursos para aprimorar outros serviços públicos”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

 Fotos: Jorge Maravilha