Teresópolis: primeiro município atendido por programa de fortalecimento da alimentação escolar pela UNIRIO

Compartilhar:

Começou na segunda-feira (6) e segue até sexta (10), em Teresópolis, o assessoramento aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação para o fortalecimento da alimentação escolar. Este ano, 30 municípios, dos 92 do Estado do Rio de Janeiro, foram selecionados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber assessoramento dos Centros Colaboradores de Alimentação Escolar – CECANE. A missão é fortalecer ações que visem à implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos 92 municípios fluminenses, com a formação de pessoal e a elaboração de materiais de educação nutricional.

Ligados ao FNDE, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e UFF (Universidade Federal Fluminense), os Centros desenvolvem ações de pesquisa, ensino e extensão, no âmbito do PNAE. Dos 11 municípios que ficaram com o CECANE UNIRIO, Teresópolis foi o primeiro a ser agendado para atendimento.

“Esta é mais uma importante ferramenta para auxiliar a Gestão Municipal a aprimorar o gerenciamento público do PNAE, com responsabilidade e seriedade, e valorizar as boas práticas na área de alimentação escolar. Nosso compromisso é prestar o melhor atendimento aos alunos da rede municipal de ensino”, avaliou Rosana Mendes, secretária municipal de Educação.

Seguindo um cronograma padrão, no primeiro dia foram reunidos os atores sociais envolvidos no programa, com a participação da Secretária de Educação, Rosana Mendes, dos nutricionistas do programa, do Conselho de Alimentação Escolar e da Agricultura Familiar, coordenadores pedagógicos e diretores escolares.

“Primeiro, conversamos para entender como o programa funciona no município. Depois, nos reunimos com cada um para a aplicação de um questionário, a fim de avaliar como está a sua execução”, relatou a nutricionista Simone Souza dos Santos, agente do PNAE pelo CECANE UNIRIO. “Nosso objetivo é assessorar e dar apoio para que o programa venha a ser executado da melhor forma possível”, acrescentou a contadora Inácia Neuma de Farias, também agente do PNAE pelo CECANE UNIRIO.

Esclarecimentos sobre processos licitatórios e de chamamento público da agricultura familiar para compra da merenda escolar também fazem parte do programa, caso o município tenha alguma dificuldade.

Cronograma

Na segunda (6), pela manhã, foi realizado encontro com todos os atores envolvidos na alimentação escolar e, às tarde, com os nutricionistas da rede, responsáveis técnicos pelo programa. Na terça-feira (7), aconteceu um encontro com os agricultores familiares e integrantes do Conselho de Alimentação Escolar. Quarta-feira (8) foram feitas visitas a escolas municipais. Nesta quinta (9), foi visitada uma escola estadual. Na sexta (10), haverá uma formação, com Teresópolis e municípios vizinhos.

Fotos: Telmo Rodrigues