TERESÓPOLIS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DOS PLANOS DE EMERGÊNCIA E DE VERÃO 2019 DA DEFESA CIVIL ESTADUAL

Compartilhar:

O subsecretário de Defesa Civil, Coronel Albert de Andrade, representou Teresópolis no lançamento do Plano de Emergência do Estado e do Plano Verão 2019. Realizada na quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, a solenidade reuniu representantes dos municípios fluminenses, que conheceram o planejamento da Defesa Civil do Estado para o enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo de 2019.

Durante o evento, a Defesa Civil Estadual entregou diploma de honra ao mérito à Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis, em reconhecimento ao empenho nas ações conjuntas com o órgão do Governo do Estado. A honraria foi entregue ao Coronel Albert pelo Subsecretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Marcelo Hess de Azevedo.

“Muito bom para o município ter o seu trabalho reconhecido. Teresópolis tem o seu Plano Verão, que faz parte do Plano de Contingência. Em sua quarta versão, o documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências de deslizamentos e alagamentos”, comentou o Coronel Albert de Andrade.

Prevenção

O Plano Verão de Teresópolis elenca várias medidas de prevenção. Como o teste mensal das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que checa o funcionamento dos aparelhos, instalados em 13 bairros.

Desde novembro, diversas ações vêm sendo postas em prática. Entre elas, o exercício simulado de desocupação em comunidade vulnerável, realizado no bairro Vale da Revolta no dia 25/11; os exercícios simulados de desocupação nas escolas municipais Dorvalino de Oliveira, no Meudon, e Alice Saldanha, no Morro do Tiro, feitos no dia 29/11, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Em dezembro, está acontecendo o curso de reciclagem de voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do bairro Caleme. O objetivo é reforçar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes. Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDEC, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários.

O cadastramento de usuários no Sistema de Alerta da Defesa Civil Municipal via SMS está em andamento. Basta o interessado enviar um SMS para 40199 com o número do seu CEP para receber gratuitamente informações sobre as chuvas na região onde reside.

Fotos: Divulgação