Teresópolis participa do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede Siconv

Compartilhar:

Realizado nesta quarta (3), no Rio de Janeiro, o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) reuniu gestores estaduais e municipais, profissionais que atuam com transferências de recursos da União. Teresópolis foi representada por Mara Bastos, responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos da Prefeitura.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, em parceria com o Ministério da Economia, e tratou da importância da gestão eficiente de recursos públicos. Isso porque o Ministério está preparando os municípios para adoção de um sistema de monitoramento da qualidade de gestão e vai pontuar a performance das cidades.

“Essa pontuação, se for alta, será um indicador de resultado a ser considerado nos repasses da União. Ou seja, quem tiver melhor gestão, será melhor considerado nos repasses. Mais uma vez, a gestão sendo valorizada e o nosso município se alinhando totalmente”, destacou Mara Bastos.

Após o Fórum, os participantes fizeram um curso intensivo para formação de Multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão e Entidades que Operam Transferências da União. “Saímos desse encontro com uma grande responsabilidade em formar um comitê interno da gestão da Prefeitura e iniciar o processo de avaliação interna. Ao mesmo tempo, constatamos que estamos no caminho certo, valorizando a definição de metas, a estruturação planejada de projetos e o monitoramento da gestão dos recursos”, concluiu Mara Bastos.

Planejar é preciso

Implantado em outubro de 2018, o Escritório de Gerenciamento de Projetos é vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento. Tem como missão cuidar do portfólio de projetos dos setores da Prefeitura que podem receber recursos federais, estaduais e de organismos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, por exemplo. “Também identificamos demandas internas para captação de recursos”, explica Mara Bastos, responsável pelo setor.

Com mestrado em administração empresarial, MBA em gerenciamento de projetos, Mara Bastos e Leilson Felício treinam equipes técnicas da Prefeitura para que saibam utilizar a plataforma do Siconv. “A ideia é preparar os colaboradores municipais e provê-los com competências para elaboração de projetos a serem encaminhados ao Siconv”, diz Mara.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos também monitora o andamento das propostas desde a entrada no Siconv, para que o município alcance suas metas e melhore seus resultados.

Foto: Divulgação