Teresópolis participa de reunião sobre o cadastramento biométrico de eleitores no Município

Compartilhar:

Nesta quinta-feira, 05, o Procurador Geral do Município, Gabriel Palatnic, o Secretário de Governo, Henrique Carregal, e o Subsecretário de Segurança Pública Felipe Rebello, representaram Teresópolis na reunião do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) sobre o cadastramento biométrico de eleitores. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio das prefeituras na divulgação sobre a importância do cadastramento dos cidadãos, já que o novo sistema de votação deve estar completamente implementado até 2022.

De acordo com as estatísticas do TRE, o Brasil tem mais de 146 milhões de eleitores aptos a votar, mas quase 60 milhões ainda não têm o cadastro biométrico. O Presidente do TRE também revelou que o estado do Rio de Janeiro tem apenas 47% de eleitores cadastrados, um dos índices mais baixos do país. Para os municípios do Conleste não é diferente: mais da metade dos eleitores ainda não atualizaram seu título. Os representantes puderam analisar os dados e perceberam que os bairros e distritos com o maior número de não cadastrados são os das zonas rurais e interioranas. Por isso, foi firmado um compromisso do Conleste para elaborar um Plano de Comunicação que engaje esta parcela da população, fortalecendo seus direitos e a democracia.

O Diretor Geral do Conleste, João Leal, destacou a importância do plano para gerar resultados em prol da população, já que o eleitor que não tiver seu cadastro biométrico até 2022 perderá o título. Com isso, o cidadão também pode perder benefícios do Governo e de outras instituições, como o Bolsa Família, o acesso a concursos públicos, a emissão de Carteira de Trabalho ou Passaporte, empréstimos em bancos, dentre outros. Com a parceria entre Conleste e TRE, e o relacionamento com instituições como o TJ/RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) e o TCE (Tribunal de Contas), a expectativa é que os dados melhorem cada vez mais.

A Prefeitura de Teresópolis se comprometeu a apoiar o TRE local no reforço da divulgação do cadastramento biométrico através de seus canais de comunicação.