Você está visualizando atualmente Teresópolis participa de eventos pelo bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina no Rio de Janeiro
Comitiva de Teresópolis e o Cônsul Geral Paolo Miraglia del Giudice na abertura da exposição ‘Teresa Cristina em Construção’, no Palácio Tiradentes - Foto: Estela de Andrade

Na cidade, data será celebrada com Sarau Histórico Cultural nesta quarta, 16/03

Nesta segunda-feira, 14 de março, a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, representou o Prefeito Vinicius Claussen nos eventos realizados pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro em comemoração ao bicentenário de nascimento da Imper atriz Teresa Cristina.

Acompanhada do subsecretário Ricardo Guarilha e da servidora municipal Hilna Gallo, Cléo prestigiou a inauguração do busto-monumento de Teresa Cristina, assinado pelo artista ítalo-brasileiro Gianguido Bonfanti e instalado na Praça Itália, no centro do Rio. À noite, junto com Alice Maciel e Marcelo Cabral, da Mox Produções, o grupo de Teresópolis marcou presença na abertura da exposiç& atilde;o ‘Teresa Cristina em Construção’ no Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), também no centro do Rio.

“Levamos os cumprimentos do Prefeito Vinicius Claussen ao Cônsul Geral Paolo Miraglia del Giudice, que confirmou presença no Sarau Histórico Cultural que realizaremos na noite desta quarta, 16 de março, na nossa cidade. Prefeitura e Consulado Italiano são parceiros nas celebrações da data. Não podemos deixar passar em branco, pois Teresa Cristina está diretamente ligada à história de Teresópolis”, pontuou Cléo Jordão.

Em Teresópolis, as homenagens tiveram início nesta segunda, 14/03, com o projeto Terê Cultura Online 2ª Edição – Concerto Comentado Painel Artístico do Século XIX de Teresa Cristina, com apresentação da pianista Elisa Wierman. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o concerto online teve apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

As comemorações seguem nesta quarta-feira, 16/03, às 19h, com o Sarau Histórico Cultural ‘Teresópolis, Cidade de Teresa’, no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura, na Várzea. Exposição, música, palestra, dança e homenagem à Colônia Italiana fazem parte da programação. Haverá ainda o lançamento do livro infantil ilustrado ‘A Cidade de Teresa’, assinado pela professora Ana Maria de Andrade, com textos em português e italiano.