Teresópolis participa de campanha do Unicef sobre Busca Ativa Escolar

Na tarde desta segunda-feira (20), uma equipe de produção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) visitou Teresópolis para registrar o Programa Busca Ativa Escolar no município. Com o slogan ‘Fora da Escola não pode – cada criança e adolescente tem o direito de aprender’, o programa, desenvolvido pelo Unicef, é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a evasão escolar. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, através de políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Durante o dia, a equipe de produção filmou casos em escolas municipais, entrevistou o Prefeito Vinicius Claussen e a secretária de Educação, Rosana Mendes, além de gravar uma reunião do comitê gestor do Programa Busca Ativa. “Este é um material de divulgação nacional para formação de outros municípios. Com isso, Teresópolis passa a ser uma referência para que outras cidades possam aderir à plataforma. Com as nossas experiências, será possível elaborar um material que, além de virar propaganda, vai servir também para a formação de novos municípios”, disse Vanda Figueiredo, coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar em Teresópolis.

Como funciona

As ações pela identificação de crianças e adolescentes fora da escola e de criação de condições para que elas voltem aos bancos escolares são articuladas pela Secretaria de Educação e contam com a participação das secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social, Saúde e de Segurança Pública, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e dos Conselhos Tutelares 1 e 2.

As pessoas que conhecerem alguma criança ou adolescente fora da escola podem informar nas escolas municipais, nos postos de saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Guarda Civil Municipal, nos Conselhos Tutelares 1 e 2 e na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

O Programa Busca Ativa foi desenvolvido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Foto: Jorge Maravilha