TERESÓPOLIS PARTICIPA COMO ÂNCORA DO ‘CAFÉ COM NEGÓCIOS’

Compartilhar:

Evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro gera oportunidades e apresenta de produtos e serviços

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Administração, foi convidada a apresentar o Programa Municipal de Compras Governamentais no evento ‘Café com Negócios’. O encontro aproxima órgãos públicos, empresários de cadeias produtivas específicas e grandes compradores, tais como Condor, CEG e GE AVIATION, e é realizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, em parceria com o SEBRAE/RJ. 

A reunião foi nesta quinta-feira (13) e teve também a participação de Petrópolis.  Os empresários apresentaram produtos e serviços e os órgãos públicos, o seu potencial de consumo. 

Teresópolis apresentou o PECOMPE (Plano Estimativo de Compras para os Pequenos Negócios), o novo Portal de Compras com Cadastro Online e as licitações transmitidas ao vivo. Em destaque, o Planejamento de Compras de Teresópolis até o primeiro semestre de 2019. 

Mais de 80 grandes empresários percorreram as mesas de negócios. Houve uma troca de experiências, firmando laços com vistas a futuros negócios. “Nós apresentamos o Plano de Compras Governamentais para que os empresários tomassem conhecimento de como participar das licitações realizadas pela Prefeitura de Teresópolis, esclarecendo onde obter o edital, documentação necessária e como se cadastrar”, explicou Emanuel Soares, subsecretário municipal de Administração. 

Para o secretário de Administração, Lucas Guimarães, foi mais uma oportunidade para que Teresópolis volte a estar em evidência de forma positiva no cenário político-administrativo. “O novo modelo de Gestão Municipal é visto com bons olhos pelos grandes empresários, e o município volta a se tornar atrativo para negócios. Com isso, ganhamos maior concorrência e disputa de preços, economicidade, melhor qualidade de produtos e serviços e passamos a atender melhor a população”. 

A presidente da Comissão de Licitação, Rachel Naslausky, também compareceu ao evento. 

Boas práticas 

A participação dos pequenos e microempresários de Teresópolis nas licitações da Prefeitura também está garantida. Tanto pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas quanto pelas Leis 8.666/1993 e a 123/2016. “Quando se amplia a concorrência, o nível do procedimento é elevado. Com isso, os empresários de Teresópolis devem se profissionalizar. O treinamento desses empreendedores está previsto no Programa de Compras Governamentais ainda para este ano. Nosso objetivo é qualificá-los para que forneçam produtos e serviços para o município através de concorrência pública”, explicou Lucas Guimarães, secretário municipal de Administração. 

Aos poucos, Teresópolis vem se destacando como exemplo de boas práticas. Isso pode ser constatado através da troca de experiências que estão se tornando rotina. “Nossos planejamentos internos resultam em ações externas positivas. Por exemplo, profissionais da Prefeitura de Cordeiro nos visitaram. Vitória, capital do Espírito Santo, fez contato para saber como Teresópolis passou a fazer licitação com transmissão ao vivo. Agora, fomos convidados a participar desse Café com Negócios. Com isso, Teresópolis volta a ser visto com credibilidade”, concluiu Luca Guimarães.