Teresópolis lança Calendário de Eventos e programação do Carnaval 2019

Compartilhar:

Plano traça metas para o desenvolvimento do turismo

Uma programação diversificada para públicos de todas as idades, contemplando gastronomia, artesanato, shows com artistas locais e nacionais, turismo de aventura e ecoturismo, marca o Calendário Oficial de Eventos 2019 de Teresópolis. Lançado nesta quinta-feira, 31, na Prefeitura, o trabalho tem coordenação das secretarias de Turismo e de Cultura e engloba a programação do Carnaval 2019 – ‘Lupulando’, com atividades no bairro do Alto, e ‘Terê Alegria em Família’, na Várzea.

“O turismo é uma das grandes âncoras do desenvolvimento socioeconômico em Teresópolis. Passamos seis meses estudando o setor, junto com todo o trade turístico, e apresentamos o planejamento estratégico para 2019, além de um calendário de eventos tematizado, com 6 estações, para teresopolitanos e visitantes. Vamos distribuir um produto de qualidade às operadoras de turismo”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

De acordo com Cléo Jordão, Secretária de Turismo e de Cultura, nem todas as atrações são promovidas pelo poder público. “É um calendário bem amplo, com atividades realizadas por diversas secretarias e também por produtores que trazem eventos para nossa população e o turista. Promovendo esse calendário no estado e no país, vamos atrair muitos turistas para nossa cidade”, assinalou.

O lançamento do calendário reuniu profissionais da classe artística, empresários, promotores de eventos, representantes de entidades como SESC e Câmara de Dirigentes Lojistas, além de secretários e subsecretários municipais.

Para o ator, diretor e produtor cultural Adriano Ramires, o Calendário de Eventos é fundamental para uma cidade turística. “Teresópolis é um celeiro de artistas, mas, acima de qualquer coisa, é uma cidade com uma visibilidade turística enorme. Os eventos atraem mais turistas e empregam muita gente. Com o calendário, as pessoas poderão se preparar com antecedência para participar no evento, e o artista, para trabalhar”.

Profissional de turismo e de educação, atuando na área de consultoria em Teresópolis, Maurício Weichert também aprovou o lançamento do calendário. “Todos podem se planejar com antecedência. Os promotores de eventos poderão se programar para que suas atrações não concorram com outras do calendário oficial. Facilita o planejamento para o setor público e o privado”, resumiu.

Estações

O Calendário Oficial de Eventos é dividido por temas, com atividades relacionadas. “A cada dois meses propomos uma temática, envolvendo toda a cadeia econômica e social. Existem eventos produzidos pela Prefeitura e por empresas. Fizemos um chamamento público, as empresas apresentaram suas propostas e reunimos no calendário. São várias feiras, shows e eventos que vão movimentar a economia de Teresópolis, trazendo dinheiro novo, gerando emprego e renda”, destacou o Prefeito.

Janeiro e fevereiro compõem a Estação Família, com Festival do Sorvete e de Cerveja e Feira de Artes Manuais. Março e abril – Estação Chocolate, com Carnaval no Alto e na Várzea, show do grupo Roupa Nova, Festival de Churros, Chocoserra, festival de Cerveja, feira de artes manuais e Via Sacra; Maio e junho – Estação Aventura, com os festivais Serveja, Mesa ao Vivo e Estação das Montanhas, show do Jota Quest, Rockfest, Festa Junina e Trail Run. Julho e agosto – Estação Inverno, com os festivais Sabores Britânicos, de Chocolate, Villa-Lobos e Novas Canções entre Montanhas, show do cantor Djavan. Festival Internacional de Cinema, Festival de Inverno, Vinho nas Alturas, Mundial de Hóquei e Internacional de Jiu-jítsu. Setembro e outubro – Estação Cerveja, com show do cantor Nando Reis, Festival do Lúpulo, Flores e Sabores, Deguste e Feira de Artes Manuais. Novembro e dezembro – Estação Natal, com os festivais Canta Terê, Blues Festival e Terê Ink Rock, Festival Gastronômico de Natal e Deguste Natal, aniversário do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Teresópolis Terra de Luz, com decoração, desfiles e concerto de Natal.

Carnaval ‘Lupulando’

Teresópolis será a primeira a cidade brasileira a realizar em seu Carnaval a Festa do Lúpulo. A busca pelo título de Capital do Lúpulo vai além do seu cultivo. O município, que faz parte da Rota Cervejeira no Estado do Rio de Janeiro, possui uma gama de cervejeiros artesanais, que já se destacam pela qualidade do seu produto.

Para valorizar esse título e os empresários, durante o Carnaval será realizada a festa ‘Lupulando’, entre os dias 2 e 5 de março, no Circuito Praça Nilo Peçanha-Feirinha do Alto. Desfile de blocos, praça de alimentação, tenda para shows e expositores de cerveja, espaço de artesanato e parquinho infantil fazem parte da concentração, na Praça Nilo Peçanha. Os blocos desfilarão até a Feirinha do Alto, onde haverá apresentações artísticas, desfile de blocos e expositores de cerveja.

Carnaval ‘Terê Alegria em Família’

Para a tradicional Folia que será realizada no centro da cidade, a Prefeitura lançará um Chamamento Público, para que empresas interessadas apresentem propostas de atrações.

Planejamento estratégico

Durante a solenidade, a Secretaria de Turismo apresentou um plano estratégico para o desenvolvimento turístico de Teresópolis, propondo metas como a reforma do Centro de Atendimento ao Turista no Soberbo e da Casa da Memória Arthur Dalmasso, a construção de novo pórtico de entrada da cidade, os projetos de remodelação das calçadas e de novos abrigos de ônibus. A revitalização da Calçada da Fama, da Rota Turística Tere-Fri e dos atrativos turísticos são outras propostas.

São várias ações planejadas para dar mais visibilidade a Teresópolis no cenário turístico, com iniciativas visando ao desenvolvimento sustentável do setor, através de leis de incentivo e de criação do Fundo Municipal do Turismo. Tudo sempre em parceria com entidades como Teresópolis Convention e Polo Gastronômico, entre outras.

“Teresópolis começa a assumir um protagonismo, com um novo produto turístico no mercado regional e estadual”, finalizou o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Marcelo Roza