Teresópolis investe em parcerias para impulsionar o Turismo Rural

Compartilhar:

Destino turístico consolidado por suas belezas naturais, excelentes redes de hotelaria e de gastronomia, Teresópolis está apoiando iniciativas e investindo em parcerias para aproveitar melhor a extensa área agrícola do município e impulsionar o turismo rural.

No 2º Distrito, o destaque é o ‘Turismo Solidário em Santa Rita’, projeto de extensão da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, iniciativa ligada à Rede Brasilidade Solidária. O roteiro de turismo rural orgânico tem foco na alimentação saudável e em sistemas de cultivo orgânico e agroecológico.

No 3º Distrito, a iniciativa é a articulação da Emater com o Sebrae-RJ e a Associação dos Produtores da Microbracia Hidrográfica dos Lúcios. Em pauta, a proposta de realização de um treinamento dos agricultores, para que atuem no receptivo turístico em suas propriedades.

“Conhecendo melhor as potencialidades do turismo rural é possível planejar ações que impulsionem o setor e fortaleçam a nossa economia. E as parcerias são fundamentais para atingir esse objetivo”, assinala o secretário de Turismo, Elias Martins.

Para divulgar o ‘Turismo Solidário em Santa Rita’, será realizado um evento no dia 12 de outubro, na sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. “Estamos mapeando as propriedades que trabalham com produtos orgânicos no entorno do Parque e trabalhando para que o roteiro tenha visibilidade. O mapa do projeto, que tem o apoio do Conselho Municipal de Turismo, será lançado no dia 12”, explica o vice-diretor do Instituto de Geografia da UERJ, Rafael Fortunato.

A proposta de um curso de preparação dos produtores rurais para o receptivo turístico será avaliada em encontro marcado para esta quinta-feira,dia 15 de setembro, no 3º Distrito. “Estamos costurando uma parceria pela capacitação dos produtores interessados, a fim de promover o turismo nas propriedades, em conjunto com hoteis e pousadas. A intenção é fomentar a agricultura sustentável, com respeito ao meio ambiente e resgate social”, relata o agente de desenvolvimento rural João Franscisco Vieira Soares, da Emater.

Foto – Arquivo