Teresópolis investe em formação para cumprir metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Município pretende implantar núcleo de estudos para melhorar a qualidade do ensino

A Secretaria Municipal de Educação iniciou as formações continuadas anuais para os cerca de 270 professores e 50 orientadores pedagógicos do 1° e do 2º anos do Ensino Fundamental. O município aderiu ao PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) em 2013 e, desde então, investe na qualificação permanente dos seus educadores.

O objetivo é atingir a meta do Plano: assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, Teresópolis tem 5.167 alunos de 6 a 8 anos matriculados na rede municipal de ensino.

“A Gestão Municipal trabalha na implementação de uma política pública inédita em nosso município, que é a criação do núcleo de estudos, alfabetização e letramento. A proposta é garantir aos alfabetizadores espaço para discussão, reflexão e fortalecimento das práticas de alfabetização e letramento, com metodologias inovadoras que enriqueçam ainda mais as aulas, despertando o interesse dos alunos”, pontuou Rosana Mendes, secretária municipal de Educação. Ela destaca que a proposta de criação do núcleo depende de aprovação do Conselho Municipal de Educação, para que seja transformado em decreto ou portaria municipal.

Eventos de alfabetização

Nestas quarta (27) e quinta (28), a coordenadora local do PNAIC/UFRJ, Gisela Guedes, e as formadoras Solange Maia, Cristiane Corradini e Iara Schutte, da Secretaria Municipal de Educação, participam de dois eventos. Elas vão aprimorar conhecimentos para atuar como mediadoras junto aos professores e orientadores pedagógicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

A plenária do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ) acontece na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Reunindo representantes de secretarias de Educação em níveis municipal e estadual, é um espaço de debates e pesquisas em defesa das políticas de alfabetização, leitura e escrita.

Na quinta-feira, ocorrerá o 18º Seminário ‘A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro’, também no Rio de Janeiro. O objetivo é debater as propostas apresentadas no eixo 2 do PNAIC-RJ 2019, intitulado ‘Sentidos, concepções e autorias na alfabetização’. O evento privilegiará estudos e trocas de experiências sobre as concepções de formação continuada para professores e os diversos conceitos de alfabetização.

“É de fundamental importância manter os educadores qualificados para a qualidade do ensino no ciclo da infância, para que nossos alunos consigam ultrapassar as dificuldades apresentadas e ter educação de qualidade”, ressaltou Gisela Guedes. “E também para consolidar o processo de alfabetização, que é introduzido no 1º ano, aprofundado no 2º e consolidado no 3º ano, atingindo, assim, a meta do PNAIC”, completou Solange Maia.

Foto: Telmo Rodrigues