Teresópolis implanta Núcleo da Escola de Música Villa-Lobos

Compartilhar:

Proposta é oferecer cursos gratuitos e promover a inclusão social por meio da música

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

Assinado nesta segunda-feira, 24, o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e a Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro para implantação do Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis.

O objetivo do projeto é oferecer cursos gratuitos para crianças e jovens, promovendo inclusão social por meio da música. A proposta é que a escola comece a funcionar em março de 2017, inicialmente em espaço no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto.

“Aguardávamos há muito tempo essa oportunidade de ter um polo de uma das maiores escolas de música do Brasil, a Escola Villa-Lobos. Devemos caminhar juntos para tornar o nosso município cada vez mais reconhecido no cenário estadual e nacional em todas as áreas, em especial na cultura”, comemorou o prefeito Mario Tricano.

Pelo acordo, compete à Funarj supervisionar o funcionamento do núcleo, selecionar os professores, prestar suporte pedagógico e validar, ao fim do curso, o certificado de aproveitamento de freqüência dos alunos formados, entre outras atribuições.

Para o secretário municipal de Cultura, é a concretização de um sonho. “É uma oportunidade fantástica trazer para Teresópolis um pólo da Escola de Música Villa-Lobos. As pessoas poderão estudar e se formar na nossa cidade e sair com diploma de uma das principais escolas de música do país, e que é reconhecida internacionalmente. Com certeza, vai ser um marco na música e na cultura do nosso município”, destacou Márcio de Paula.

Agora, terá início a organização da escola, que será dirigida pela musicista e professora Célia Seabra. É aguardada uma visita técnica para avaliação do espaço disponibilizado pela Prefeitura para funcionamento do núcleo.

Assinatura do acordo de cooperação técnica: objetivo do projeto é oferecer cursos gratuitos para crianças e jovens, promovendo inclusão social por meio da música.
Assinatura do acordo de cooperação técnica: objetivo do projeto é oferecer cursos gratuitos para crianças e jovens, promovendo inclusão social por meio da música.

Há cerca de um mês, a Secretaria de Cultura vem realizando uma campanha de doação de instrumentos musicais para equipar a Escola de Música de Teresópolis. O apelo vem dando resultado.  “Já ganhamos violões, violinos, violoncelo, dois pianos e todas as flautas, mas ainda faltam instrumentos. A campanha continua pelo facebook, whatsapp e quem quiser contribuir pode entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2742-2918”, concluiu o secretário Márcio de Paula.

Acompanharam a assinatura do acordo de cooperação técnica o vereador Serginho Pimentel e os secretários municipais de Governo, Carlos Dias; de Ciência e Tecnologia, Raphael Teixeira; de Trabalho, Marcus Vinicius (Marcão); e de Meio Ambiente, José Carlos Simonini.

Foto: AscomPMT