Teresópolis ganha programa de Saúde Bucal

Você está visualizando atualmente Teresópolis ganha programa de Saúde Bucal

Terê Sorridente vai levar serviços odontológicos para 11 unidades de saúde na cidade e interior. Equipe conta com 13 profissionais entre dentistas e auxiliares de saúde bucal

Nesta quarta-feira (29), o Prefeito Vinicius Claussen fez o lançamento do programa de saúde bucal do município, o “Terê Sorridente”. O objetivo será expandir o serviço de saúde bucal e educação em saúde para toda a população da cidade e interior.

O lançamento ocorreu na unidade de atenção primária à saúde do bairro Fonte Santa, e foi dividido em duas partes. A primeira começou às 14h, com uma reunião junto aos dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal.

O encontro foi mediado pela Subsecretária de Atenção Básica, Edneia Martuchelli. “Os 13 dentistas e demais profissionais da saúde bucal vão contribuir não somente com a melhoria do tratamento dentário dos pacientes do município, mas também auxiliar toda a unidade a registrar os casos atendidos diariamente. Desta forma, será possível mapear as particularidades de cada local e adequar nosso serviço conforme a necessidade”, explica.

Do segundo momento, participaram também o Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, o Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Joel Dallis, e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino.

O Prefeito destacou a importância de expandir os atendimentos de saúde bucal para todo o município: “É um empenho de nossa gestão levar o acesso ao serviço para a população mais carente. Esse é um pedido das mães, dos líderes comunitários e das pessoas que querem realmente cuidar da saúde mas não têm o acesso”, disse.

Vinicius Claussen também lembrou os avanços da atual gestão na atenção primária à saúde: “O lançamento do Terê Sorridente é mais um avanço nos serviços da Atenção Básica para a população de Teresópolis na nossa gestão. Lembro aqui a reestruturação do CEO, Centro de Especialidades Odontológicas; a abertura de 4 novas unidades de Saúde (Alto, Pimentel, Parque Ermitage e UBS Bonsucesso); a reabertura da unidade de Fazenda Alpina; e o avanço de 24% para mais de 50% da cobertura da Atenção Básica no município. &Eacu te; a nossa gestão trabalhando muito para entregar um serviço de saúde de qualidade para o teresopolitano”, completou.

O programa “Terê Sorridente” inclui a oferta dos serviços odontológicos mais próximo das pessoas; lotação em unidades da zona urbana e rural; aquisição de materiais e insumos; integração ao Programa Saúde na Escola (PSE); e continuar os atendimentos de urgência e emergência na UPA e CEMUSA.

“Através do programa, a família do paciente será impactada como um todo. Isso porque nossos profissionais identificarão a necessidade do paciente e prestará o auxílio adequado junto à equipe da unidade de saúde”, explicou o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

Formas de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os pacientes deverão procurar a unidade de saúde mais próxima para marcar a consulta odontológica. Também haverá casos em que as equipes da Atenção Primária à Saúde irão realizar uma busca ativa em cada localidade para avaliar os pacientes que necessitam de atendimento diferenciado.

Fotos: Bruno Nepomuceno