TERESÓPOLIS É DESTAQUE NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR E EM AÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE NAS ESCOLAS, SEGUNDO O TCE-RJ

Compartilhar:

Tribunal de Contas do Estado enviou uma equipe técnica para conhecer as boas práticas realizadas no município 

O trabalho realizado pelos profissionais da prefeitura de Teresópolis no combate à evasão escolar e em ações básicas de saúde na rede municipal de ensino ficou em primeiro lugar no Rio de Janeiro, segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Esta semana, uma equipe técnica do órgão veio validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Os técnicos verificaram presencialmente uma série de documentos e constataram que as respostas do formulário conferiam com a realidade local.

Este ano, as áreas de Saúde e de Educação relativas ao exercício 2018/2017 foram o foco da ação. Pela metodologia de categorização adotada pelo IEGM, Teresópolis vem recebendo os índices B e C, considerados os mais altos, uma vez que nenhum município fluminense detém o índice A.

Na Educação – Neste setor, Teresópolis ocupa o 1º lugar, na Região Serrana, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Por isso, a equipe técnica veio verificar o diferencial das boas práticas no município e aprovou o trabalho realizado para combater a evasão escolar. A busca ativa feita por professores e diretores pelos alunos faltosos, procurando os responsáveis para saber o motivo da ausência na escola, foi elogiada e considerada exemplo a ser compartilhado com outros municípios.

Na Saúde – A equipe verificou, nas unidades de saúde visitadas, que o trabalho tem bom índice de qualidade de política pública. Uma das iniciativas que chamou a atenção foi a que está levando alguns serviços de saúde a escolas, de forma itinerante.

Apoio – A visita contou com o auxílio da Secretaria Municipal de Controle Interno, que colaborou, entre outras ações, na logística de visitação, já que os profissionais não conheciam a cidade. A fiscalização incluiu entrevistas e visitas a cinco unidades de saúde, em Albuquerque, Araras, Fonte Santa, Meudon e Pimenteiras, e em quatro unidades escolares nos bairros de Fátima, Granja Guarani e em Vargem Grande.

Para a Secretária Yára da Rocha Medeiros, o trabalho realizado pelo TCE-RJ, que mede a eficiência da gestão pública em Teresópolis, é fundamental. “Mostra que o município está prestando informações de acordo com a realidade local. Também serve para nortear as ações desenvolvidas pelo gestor, que tem a oportunidade de aperfeiçoar iniciativas e corrigir eventuais problemas”, avaliou.