TERESÓPOLIS É DESTAQUE EM EVENTO DO TCE/RJ SOBRE A EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL

Compartilhar:

Prefeito Vinicius Claussen participa da abertura e do encerramento do encontro

A boa prática da Gestão Municipal em relação à chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, realizada no 2º semestre de 2018 e em preparação de nova chamada para o ano letivo de 2019, foi destaque no encontro ‘Melhoria da Gestão Pública: um olhar para a Educação Municipal’.

Realização do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) nesta terça (27), e reunindo representantes de vários municípios fluminenses, o evento integra o Índice de Efetividade da Gestão Municipal. O IEGM é uma ferramenta de diagnóstico que visa à aferição da efetividade da gestão administrativa das prefeituras, no exercício anterior à sua aplicação.

O diretor geral da Escola de Contas e Gestão (ECG/TCE-RJ), João Paulo Lourenço, enalteceu a participação de Vinicius Claussen, o único prefeito a acompanhar o evento na íntegra, desde a abertura até o encerramento. Lourenço voltou a anunciar que, em 2019, Teresópolis será sede, na Região Serrana, da ECG, com 10 cursos a serem realizados.

“Essa conquista é resultado do primeiro encontro que tive, no mês de julho, com a presidente do TCE/RJ, Marianna Montebello Willeman. Para Teresópolis é de grande importância sediar uma regional da ECG/TCE-RJ. Vinculado à presidência do Tribunal, o órgão tem, como propósito, promover a formação, capacitação profissional e especialização dos quadros da administração pública e demais interessados”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.

“Foi uma honra ser convidado pelo principal órgão de controle do nosso estado para apresentar as boas práticas da Prefeitura. Demonstra que a Gestão do Prefeito Vinicius Claussen está focada em resultados, em valorizar o interior do município e o ensino público municipal através da melhoria da qualidade da alimentação servida aos alunos. Com isso, a Gestão potencializa duas vocações de Teresópolis: a Educação e a Agricultura, de acordo com o Plano Diretor”, assinalou Lucas Guimarães, Secretário Municipal de Administração.

Também representaram Teresópolis no evento do TCE-RJ as secretárias municipais Yára da Rocha Medeiros, de Controle Interno, e Rosana Mendes, de Educação, acompanhadas de equipes técnicas.

Em destaque

Os diferenciais de Teresópolis foram três. O primeiro: a realização de encontros rurais com os agricultores no 2º e no 3º Distritos para explicar todas as etapas da participação de uma chamada pública. O segundo: a cotação de preços dos produtos a serem adquiridos no mercado local. E o terceiro ponto enaltecido foi o aumento significativo do valor do investimento, que pulou de cerca de R$ 325 mil para o 2º semestre de 2018 para em torno de R$ 800 mil para o primeiro semestre de 2019. Os recursos são oriundos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), com destinação específica para este tipo de aquisição.

O Secretário de Administração, Lucas Guimarães, fez palestra sobre o tema ‘Merenda escolar: cuidando do futuro e valorizando o agricultor’. Depois, ele participou de rodada de conversa, junto com a educadora Paloma de Souza, diretora da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Água Quente, onde acontecerá a 3ª chamada pública, no dia 4 de dezembro. Neste momento do encontro, foram esclarecidas as dúvidas dos participantes com relação à metodologia utilizada por Teresópolis para a aquisição da merenda escolar com produtos da agricultura familiar.

Também foram apresentadas as experiências dos professores Leonardo Mussel e Genaldo Lial da Silva, das escolas municipais Nossa Senhora de Fátima, na área urbana, e Alcino Francisco da Silva, na zona rural. Os educadores vêm obtendo resultados positivos na aprendizagem dos alunos através do uso do xadrez como atividade extracurricular.

Fotos: Divulgação