Teresópolis é destaque em geração de emprego e renda

Compartilhar:
Além das oportunidades de emprego, o Sine oferece ainda outros serviços como emissão da carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego, captação de vagas de emprego e cadastro de mão de obra
Além das oportunidades de emprego, o Sine oferece ainda outros serviços como emissão da carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego, captação de vagas de emprego e cadastro de mão de obra.

O Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou na última sexta-feira, 22, o relatório de contratação e demissão de empregados do mês de março nos municípios do estado do Rio de Janeiro. Na Região Serrana, perante as cidades onde constam postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Teresópolis se destacou por ser o único município a ficar com saldo positivo de empregos formais gerados neste período.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcus Vinícius Ramos (Marcão), a pesquisa expressa a atual política de geração de emprego e renda do governo municipal. “Teresópolis está na contramão da crise empregatícia nacional, e os dados do Caged mostram isso. Hoje nós atendemos uma média de 250 pessoas por dia em comparação as dez, doze anteriormente. E isso não significa que o desemprego aumentou na cidade, mas que a credibilidade da população no desempenho da Secretaria de Trabalho e Emprego aumentou” afirmou Marcão.

Segundo ele, o resultado positivo se deve à mudança na metodologia de trabalho da Pasta. “A gestão mudou e hoje nós vamos até o empregador. Já visitamos mais de 130 empresas, fábricas, indústrias e potenciais empregadores, oferecendo mão de obra disponível e em alguns casos, a vaga já estava lá”, disse Marcão.

O secretário também informa que além das oportunidades de emprego, são oferecidos ainda outros serviços como emissão da carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego, captação de vagas de emprego e cadastro de mão de obra para reinserção no mercado.

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e o Sine, vinculado à Pasta, funcionam no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375/1º piso, Várzea).

Para cadastro, o atendimento ao público acontece nas terças e quintas, das 8h às 12h30; e de segunda a sexta, das 14h às 16h30. Já para pesquisa de vagas, o expediente é nas terças e quintas, das 8h às 12h30; e de segunda a sexta, das 14h às 16h30.

CAGED

O Caged é o mecanismo do Governo Federal que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho. O órgão registra ainda a evolução de emprego por setor de atividade econômica: Extrativa Mineral, Indústria de Transformação, Serviço Industrial de Utilização Pública, Construção Civil, Comércio, Serviços, Administração Pública e Agropecuária.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Marcelo Roza
Foto Destaque: População volta a acreditar na atuação da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.