Teresópolis comemora Dia da Cultura com ‘Arte por toda parte’

Compartilhar:

Oficinas, música, artesanato, aulas de balé e de desenho e exposições estiveram na programação

Em Teresópolis, oficinas, música, artesanato, aulas de balé e de desenho e exposições marcaram a comemoração pelo Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta quarta, 5 de novembro. Com realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, SESC, Centro Cultural FESO Pro Arte e Grêmio Musical Paquequer, o evento ‘Arte por toda parte’ levou 46 atividades variadas a onze locais.

“Começamos já no domingo. Promovendo o ‘Cultura de Raiz’ homenageando os artistas que fazem o programa acontecer. E neste Dia Nacional da Cultura, em diversos locais da cidade e do interior do município, diversas atividades oferecidas pelos espaços e instituições que promovem cultura em Teresópolis”, destacou a secretária de Cultura, Cléo Jordão, que agradeceu a parceria do Grêmio Musical Paquequer, Sesc e da Feso Pro Arte e também a todos os artistas de da cidade pela contribuição à cultura.

Presidente do Grêmio Musical Paquequer, Sonia Bruno, enalteceu a iniciativa e fez questão de fechar a parceria com a Prefeitura. “Quando a Cléo, a secretária de Cultura, nos apresentou a proposta, eu fiquei apaixonada! O Grêmio é um espaço cultural e sabemos o que com a cultura nós transformamos o mundo. E hoje, pra nós, com 105 anos de estrada, estar nesse ritmo intenso, promovendo diversas atividades, com a participação de artistas da cidade e de estudantes”.

Nos locais dos eventos, a cultura foi exaltada como fundamental para a vida. “O Dia da Cultura é todo dia. É tudo o que a gente faz. É tudo o que a gente experimenta. É tudo o que a gente canta, dança. Mas, hoje é um dia legal, de confraternização, de juntar os amigos, de mostrar o nosso trabalho, a nossa expressão. Viver com alegria! Como os artistas fazem!”, comentou o artista plástico Xando Pernambuco, que participou da exposição ‘Arte A Céu Aberto’, na Calçada da Fama, com a escultura de um guaiamum feita com materiais reciclados.

Professor, jornalista e escritor Waldair Queiroz também enalteceu a programação. “Hoje, quando eu vejo essa exposição de quadros na rua. São 46 eventos culturais hoje em Teresópolis. Estou maravilhado! O Dia da Cultura costumava passar em branco. Então, parabéns aos realizadores dessa promoção fantástica!”.

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (CENSF) experimentaram um dia especial, com aulas de desenho e de balé. “É uma experiência muito enriquecedora porque é um dia diferente, já estão saindo da rotina. É uma oportunidade marcante para a valorização da cultura. Buscamos, na sala de aula, no dia a dia, implementar essa valorização, mas vir à Casa de Cultura, conhecer o ambiente cultural, enriquece a nossa vida e a dos alunos também”, avaliou a professora do CENSF, Ana Lúcia Freire.

“A arte transforma e movimentos como esse no Dia Nacional da Cultura, no qual a Prefeitura, junto com várias entidades, empenhada em divulgar a arte, oferecendo diversas atividades, são importantíssimos”, frisou o professor de desenho da Casa de Cultura Cláudio Rogério.

Fotos: Jorge Maravilha (JM) / Divulgação