Teresópolis celebra 10 anos da Lei Maria da Penha

Compartilhar:

Atividades culturais marcam a data no Espaço Mulher 

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer,celebra nesta sexta (5) e sábado (6) os 10 anos de sanção da Lei Maria da Penha. Criada em 7 de agosto de 1996 para punir os autores da violência no ambiente familiar, a conquista está sendo lembrada com diversas atividades culturais na feira de artesanato Espaço Mulher, na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Apresentações de dança e de capoeira feminina, aulão de ginástica, penteados e cortes de cabelo, momentos de reflexão e roda de conversa sobre as medidas implementadas hoje pela justiça para proteger a mulher, estão sendo realizados durante o evento. E para abrilhantar ainda mais a ação, atividades de embelezamento também são oferecidas pelos parceiros Racco e Hinode.

Segundo a secretária dos Direitos da Mulher, Tania Iorio, além deste momento, durante todo o mês de agosto acontecerão palestras sobre o tema em vários locais, destacando os Centros de Referência de Assistência Social e postos de saúde. “Iniciamos essa comemoração hoje porque essa lei é uma grande conquista para a sociedade brasileira e quanto mais a gente fala sobre o assunto leva conhecimento e informação àqueles que ainda desconhecem a lei. Por isso, além dessa programação, teremos outras durante o mês”.

Integrante do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, a advogada e professora do Unifeso, Tânia Barone, comentou sobre o progresso de execução da Lei Maria da Penha. “Realmente a lei é uma grande conquista. Já podemos perceber uma mudança de comportamento nas mulheres, mas ela ainda é lenta pelo fato da mulher ter ficado tanto tempo calada, sofrendo humilhação. As denúncias têm sido intensificadas e é isso que queremos enfatizar, que elas não tenham medo e denunciem”, disse a conselheira.

Prestigiando a atividade, o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, falou que “quando a Secretaria de Esportes recebeu o convite para participar do evento, ficamos muito felizes porque essa é uma vitória não só da mulher brasileira, mas de toda a sociedade. A lei já conseguiu  diminuir muito essa estatística e essa é a maior vitória”.

A professora aposentada Aline Vitor também acha importante comemorar a data. “Basta de violência! Não podemos mais ficar caladas, temos que exigir respeito e a lei veio para garantir isso. Portanto, temos que celebrar os 10 anos da Lei Maria da Penha”.

Texto e fotos: AscomPMT