Teresópolis atinge o segundo maior índice de isolamento social do Estado

Compartilhar:

Município adotou rodízio de circulação de pessoas por CPF de forma pioneira no país

Nesta quinta-feira (21), Teresópolis registrou o segundo maior índice de isolamento social do Estado. O município teve 52,4% da população em isolamento, atrás apenas de Trajano de Moraes, município com cerca de 1o mil habitantes, que registrou 54% de pessoas isoladas. O dado foi obtido por mapeamento feito por meio de dados captados, de forma criptografada, a partir de dispositivos móveis realizado pela Inloco, empresa atuante no setor de segurança da informação e anti-fraude, líder nacional. A empresa tem colocado sua tecnologia de georreferenciamento à disposição das autoridades, de forma gratuita, no combate à disseminação do coronavírus ou Covid-19. 

Com uma tecnologia 30 vezes mais precisa que o GPS , a unidade de software da empresa é integrada em aplicativos de parceiros para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas a estabelecimentos. A única informação coletada dos dispositivos móveis é a sua localidade.

“Os dados da ferramenta são valiosos para Teresópolis e para os municípios porque nos permite otimizar os recursos na tomada de decisão para orientação e alerta sobre a importância do distanciamento social e verificar se as medidas adotadas localmente estão sendo assertivas”, comenta o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Para o Prefeito Vinicius Claussen, os dados coletados são a comprovação de que as medidas adotadas no município estão surtindo efeito e que a população está colaborando e permanecendo em casa. “Sabemos que esse momento tem sido desafiador para todos, mas os resultados estão mostrando o quanto a medida foi acertada e que Teresópolis está conseguindo avanços significativos que vão fazer toda a diferença no avanço da COVID-19 no município. Agradeço à população que tem colaborado, que entendeu que apenas com o esforço conjunto venceremos o coronavírus. Esperamos continuar atingindo o sucesso com a medida para poder retomar em breve as atividades econômicas e a nossa rotina”, afirma o Prefeito.

Privacidade e segurança

A tecnologia da Inloco foi desenvolvida para respeitar a privacidade das pessoas. Isso significa que a empresa não consegue identificar diretamente os usuários dos smartphones mapeados.

A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não a empresa não tem acesso aos dados de identificação civil dos usuários. Toda a captação de dados segue as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados, do Marco Civil da Internet e de outras regulações vigentes no momento.