Teresópolis apresenta ao Governo do Estado projetos de qualificação e recolocação profissional

Casa do Trabalhador, fortalecimento do SINE e Feirão ‘Emprega Terê’ estão entre as ações

Durante a realização do I Fórum de Prefeitos e Secretários da Região Serrana, ocorrido nesta terça (11), em Teresópolis, o Secretário de Estado de Trabalho, Capitão Paulo Teixeira, visitou o SINE Teresópolis e o Espaço do Empreendedor, instalados na Prefeitura. Ele foi recebido pelo Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães. Na ocasião, foram apresentados ao Secretário de Estado os projetos Casa do Trabalhador, fortalecimento do SINE em Teres&o acute;polis e a realização do Feirão ‘Emprega Terê’, entre outras iniciativas.

Como parte das ações estratégicas do ‘Pra Cima Terê’ – Programa de Recuperação Econômica e Geração de Empregos – foram protocolados junto ao Secretário de Estado a intenção da instalação de uma segunda unidade do SINE, que além da atuação já existente na sede da Prefeitura, passará a atuar também na Casa do Trabalhador, onde além da intermediação das oportunidades de emprego, também serão ofertados cursos de qualificação profissional.

Para o Prefeito Vinicius Claussen, que também esteve com o Secretário de Estado, a qualificação do trabalhador deve aproveitar as vocações de Teresópolis e os novos investimentos na cidade. “Queremos auxiliar o trabalhador no seu primeiro emprego ou na sua recolocação profissional, e vamos implantar uma Casa do Trabalhador em um bairro populoso de Teresópolis. No local, será ofertada a capacitação profissional de acordo com as necessidades das empresas. Com isso, as chances do trabalhador terminarem o seu curso e já serem empregados aumenta”.

Durante a visita, o Secretário Capitão Paulo Teixeira conheceu a atuação conjunta das Secretarias Municipais de Trabalho e de Fazenda na atração e legalização de empresas, pelo Espaço do Empreendedor. “Essa unidade do SINE é referência no estado. A Secretaria de Estado de Trabalho irá reforça a sua atuação, em especial, na recolocação dos trabalhadores que, infelizmente, foram desligados durante este período de pandemia. A atuação conjunta entre a atração de investimentos e a oferta de empregos é um dos caminhos ideais para auxiliar o estado e munic&iacute ;pios na recuperação dos efeitos causados pela pandemia na economia”, enfatizou Capitão Paulo Teixeira.

Durante o encontro foi protocolado o projeto ‘Feirão Emprega Terê’, com mais de 200 oportunidades de emprego, entrevistas online e workshops sobre o mercado de trabalho. Também será realizada a Caravana do Trabalho, com atendimento direto no segundo e terceiro distritos, e apoio na construção de ações para a economia solidária. “Convidamos a Secretaria de Estado para somar esforços na construção da Política de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis, com um foco no aproveitamento das vocações da cidade e estímulo ao empreendedorismo” reforçou o Secretário Municipal Lucas Guimarães.

Agendas do Trabalho:

268 vagas abertas no SINE Teresópolis
Até 20/01 – Chamada Pública entidades para compor o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis (COMUTER)
22/01 – Reunião Ordinária, virtual e aberta, do COMUTER

Fotos: Divulgação