Você está visualizando atualmente Teresópolis adota novo protocolo de testagem, seguindo recomendação do Ministério da Saúde

Município passa a testar apenas pessoas com sintomas e contactantes de grupos de risco

Em reunião do Gabinete Contra a Covid-19, realizada na última quinta-feira (27), foi deliberado que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotará novo protocolo de testagem para COVID-19 em Teresópolis, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Já a partir desta segunda-feira (31), estão sendo realizados testes para a Covid-19 em pessoas com sintomas e em quem esteja assintomático, mas pertença a algum grupo prioritário. Esta medida segue norma do Ministério da Saúde, apresentada no Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19.

Para identificar pacientes sintomáticos e assintomáticos, a SMS disponibiliza uma triagem nas unidades de saúde e outros pontos de atendimento com objetivo de priorizar o cuidado às pessoas com sintomas de Covid-19.

Pessoas assintomáticas que relatem contato com casos positivos ou sob suspeita, devem comparecer ao centro de testagem para passar por triagem e receber do profissional de saúde um atestado que permite o afastamento do exercício profissional durante período de observação, que deve ser de 7 dias. Somente serão testadas pessoas sem sintomas que pertencem aos seguintes grupos: profissionais da saúde; da segurança pública; de atividades de alto risco (casas de repouso, penitenciárias, alojamentos e etc); pessoas assistidas por instituições fechadas; pessoas com deficiência; idosos; pessoas em situação de rua; gestantes e puérperas; e crianças de 5 a 12 anos.

“A principal razão para esta nova medida é administrar a quantidade de testes que temos para usar tanto nos servidores municipais da saúde e como de outras atividades profissionais com maior chance de contato com o vírus e ainda com a população sintomática que diariamente busca atendimento. Desta forma, priorizar a testagem para certos grupos e casos garantirá a continuidade do nosso serviço e a segurança para quem precise de ajuda especializada”, explica o Secretário de Saúde Antônio Henrique Vasconcellos.

Centros de Testagem

Teresópolis disponibiliza de 4 centros de testagem contra o coronavírus. A população pode buscar atendimento nos seguintes locais: de 8h às 19h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Várzea); de 9h às 15h, no Centro de Testagem do Bairro de São Pedro (em frente à unidade de cuidados intermediários Dr. Eitel Abdallah); e no mesmo horário, nas unidades de saúde da Beira Linha e Pimenteiras.

Além destes pontos de testagem, a Prefeitura Municipal de Teresópolis divulga diariamente um calendário com outras unidades de Atenção Básica na cidade e interior que realizam a testagem contra a Covid-19 na população.

O público sintomático de 1 a 11 anos e crianças de 1 a 5 anos assintomáticas podem realizar a testagem no CEMUSA (Rua Palmeira de Oliveira, 80, São Pedro). O atendimento ocorre de 2ª a 6ª feira, de 9h às 15h.