Teresópolis adere ao aplicativo Taxi.Rio.Cidades

Você está visualizando atualmente Teresópolis adere ao aplicativo Taxi.Rio.Cidades
Vereadores, taxistas e familiares participam de apresentação sobre aplicativo Taxi.Rio.Cidades

Prefeito Vinicius Claussen, secretário de Planejamento da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo, e presidente da Câmara, Leonardo Vasconcellos, assinam convênio

O Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcellos, assinaram, nesta sexta-feira, 18, na Prefeitura, o convênio de adesão ao aplicativo Taxi.Rio.Cidades. Criada pela Prefeitura do Rio, a ferramenta pode ser acessada smartphones e passageiros poderão ter descontos entre 10% e 40%. Nos próximos dias, acontecerá uma reunião entre os taxistas e a Prefeitura para o cadastramento dos profissionais no aplicativo para uso em Teresópolis.

“Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a aderir ao novo aplicativo para táxis do Rio de Janeiro. Agradeço ao Leonardo Vasconcellos, que teve a sensibilidade e a visão de fazer essa interlocução política. Rapidamente abraçamos a iniciativa e as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública atuaram para a vinda dessa ferramenta para o nosso município, beneficiando taxistas e passageiros. É uma grande vitória de Teresópolis no segmento do transporte”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.

“Criamos o Taxi.Rio porque temos essa visão clara de que o estado precisa ajudar a categoria dos taxistas. Só na cidade do Rio são 33 mil taxistas credenciados, com os auxiliares, chegamos a quase 60 mil profissionais. São milhares de famílias que dependem dessa renda para o sustento. É uma plataforma praticamente sem custo para esses profissionais, com uma pequena taxa administrativa, sem visar o lucro. Nosso objetivo é ter uma ferramenta com qualidade de competição para vocês poderem trabalhar”, ressaltou Pedro Paulo, que estava acompanhado do Diretor Superintendente da IplanRio (Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Rio de Janeiro), Cláudio Fonseca, e do Gerente do App Taxi.Rio.Cidades Kley Pontes.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Vasconcellos, foi o autor da moção que indicou a implantação do aplicativo no município. “Nós, enquanto vereadores, temos a obrigação de buscar políticas públicas que venham ao encontro com o que os segmentos precisam. É uma enorme satisfação assinar, junto com o Prefeito e com o secretário Pedro Paulo, esse convênio. Sou usuário do serviço de táxi e precisamos dar a condição e a oportunidade para eles de ter as ferramentas da tecnologia”, frisou Leonardo Vasconcellos. Os vereadores Diego Barbosa, Marcia Valentim, Paulinho Nogueira e Teco Despachante também participaram do evento.

Estiveram presentes ainda os secretários municipais Marcos Antonio Da Luz (Segurança Pública), Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia) e Mauricio Weichert (Turismo), o Presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresópolis, Onofre Corrêa, e o Presidente da Associação dos Taxistas de Teresópolis, Rafael Vital, além de taxistas e familiares.

“A vinda do aplicativo traz benefícios para nós, taxistas e para a população. O táxi é um meio de transporte seguro. Temos hoje em torno de 300 taxistas, entre titulares e auxiliares, cadastrados no Sindicato. São exigidos diversos documentos para esse cadastro. A chegada do aplicativo será muito boa para a cidade”, comentou Onofre Corrêa.

Taxista em Teresópolis há 15 anos, Renato Guimarães está muito satisfeito pela vinda da ferramenta para o município. “Tenho amigos que são taxistas no Rio e esse aplicativo foi uma solução excelente para o trabalho deles lá e acredito que vai ser ótimo pra gente aqui também. Vai ser uma grande oportunidade para nós, taxistas, trazendo a possibilidade de melhorar a nossa renda, e facilitar para o passageiro o acesso ao nosso serviço”.

Taxi.Rio.Cidades

Desenvolvido pela equipe técnica da IplanRio e em uso pelos taxistas da cidade carioca, o Taxi.Rio.Cidades permite aos passageiros acionar o serviço pelo smartphone em qualquer hora do dia.

O aplicativo traz as opções de formas de pagamento e as faixas de desconto, que variam entre 10% e 40%, determinadas pelo taxista. Também traz dados sobre a localização do taxista mais próximo, entre outras informações.

Entre os benefícios para o passageiro estão o preço fixo, transparente e com previsibilidade; maior segurança ao utilizar o táxi, um meio de transporte homologado; possibilidade de compartilhamento da corrida, com maior segurança; e maior facilidade e oferta de táxis na palma da mão.

Para os taxistas, entre os benefícios podem ser listados: aumento na geração de renda local; maior padronização do serviço prestado pelos taxistas; gestão eficiente da frota de táxis em tempo real; melhoria da mobilidade urbana, com maior segurança para os profissionais, passageiros e turistas; todo o cadastro do taxista na plataforma é validado por órgão público competente.

Já são mais de 65 cidades interessadas em assinar o convênio e a ferramenta também está em implantação nas cidades de Araruama, Maricá, Niterói, São João de Meriti, no Rio de Janeiro, e em Ananindeua, no Pará.

Fotos: Bruno Nepomuceno