Teresópolis 125 anos: ‘Cultura de Raiz’ e ‘Música na Matriz’ abrem as comemorações

Compartilhar:

 

As comemorações pelo aniversário de 125 anos de Teresópolis, celebrado nesta quarta, 6 de julho, começaram no domingo, 3, com edições especiais do ‘Encontro de Cultura de Raiz’ e do ‘Música na Matriz’.

“Começamos as comemorações pelo aniversário da cidade com muita música. Pela manhã, o Cultura de Raiz, mais popular, e, à tarde, canções eruditas na Matriz de Santa Teresa. E as pessoas podem contar com essa variedade cultural todo primeiro domingo do mês”, destacou o secretário de Cultura, Márcio de Paula.

Comandados por Beto Selig, artistas populares Fábio Campos, Adão Curió, Roninho de Vargem Grande, Ivanil Rezende, Seu Timbira, Félix do Forró, Fernando Mello, Cordeirinho da Viola, Wanda Pinheiro e muitos outros, animaram teresopolitanos e visitantes no ‘Encontro de Cultura de Raiz’. Ao final, o Grupo Capoeira Angolinha exibiu seu repertório ao som do berimbau e do atabaque.

O ‘Encontro de Cultura de Raiz’ é mais uma realização da Secretaria de Cultura de Teresópolis, com o apoio do comércio local. Acontece todo primeiro domingo de cada mês, das 10h às 13h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek,), em Araras.

Coro Acrópolis emociona público

O Coro Lírico Acrópolis de Nova Friburgo foi a atração do ‘Música na Matriz’, neste domingo, na Igreja de Santa Teresa, no centro. Sob a regência do maestro Ágni de Souza, o Coro apresentou 15 canções que encantaram a plateia. “Estar na programação de aniversário de Teresópolis é uma alegria imensa para o coro. Ainda mais nos apresentando em um local tão belo como a Igreja Santa Teresa”, disse o maestro.

No repertório, Mozart, Vivaldi, Verdi, e Mario Benedetti. Uma das interpretações mais aplaudidas foi ‘Brindisi de La Traviata’, de Verdi, com solos de Ágni e da soprano Lúcia Fonseca. O espetáculo foi encerrado com o coro e o público cantando ‘Ave Maria no Morro’, de Herivelto Martins.

Comemorações seguem durante o mês

A programação de aniversário da cidade segue com desfile de escolas públicas e particulares nesta quarta-feira, 6 de julho, às 9h, na Av. Feliciano Sodré, no trecho em frente à Prefeitura, na Várzea.

A partir desta sexta, dia 8, entre 10h e 17h, de segunda a domingo, até dia 31 de julho, estará aberta à visitação, na Casa de Cultura, em Araras, a exposição ‘Retrospectiva’, do pintor José Ramon. No domingo, 10, entre 8h e 16h, será promovida a 34ª Exposição de Automóveis Antigos, também na Av. Feliciano Sodré, no trecho em frente à Prefeitura.

Entre os dias 11 e 16, das 15h às 16h, será realizada a ‘Semana da Música’, na Calçada da Fama, no centro. No dia 15, às 18h, acontece a abertura da ‘Galeria Sami Mattar’, na Prefeitura. Encerrando as comemorações, no dia 30 haverá o Revezamento da Tocha Olímpica em Teresópolis.

Fotos: Jorge Maravilha