Terapia com cães é ampliada em Teresópolis

Compartilhar:

Lançado no dia 15 de abril, o projeto de Cinoterapia da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública acaba de ser ampliado.  Até então realizado nos asilos da cidade, o projeto de terapia assistida com cachorros da Companhia de Operações com Cães foi levado ao CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e ao CAPSi (Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil).

 Os pacientes atendidos nas duas unidades receberam a visita especial do pastor alemão Thor, acompanhado pelo inspetor Wilson. A proposta é aproveitar o efeito benéfico dos animais no processo de reabilitação de pacientes, promovendo momentos de interação com descontração e afeto.

 As duas unidades são vinculadas à Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Localizado em área do Cemusa, no bairro de São Pedro, o CAPSi é um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente, e também usuários de álcool e outras drogas. Já o CAPS funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca. Tem cerca de 400 pacientes cadastrados, diagnosticados com transtornos mentais graves. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, período no qual os pacientes recebem café da manhã, almoço e café da tarde.