Terapia com cães ajuda idosos e crianças de Teresópolis

Compartilhar:

Implantação da Cinoterapia pela Guarda Civil Municipal começou nesta segunda-feira (15), na Mansão dos Velhinhos

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Segurança Pública, está iniciando o projeto de implantação da Cinoterapia na cidade. O objetivo é utilizar cães como coterapeutas em sessões de tratamento em asilos ou ambientes hospitalares para interagir com idosos e crianças. O projeto foi lançado oficialmente na manhã desta segunda, no Teatro Municipal.

A Mansão dos Velhinhos, em Pimenteiras, foi o primeiro local a receber o projeto. Para a coordenadora Lorraine Achou, o projeto vai trazer inúmeros benefícios para os 51 idosos que estão na Mansão. “É uma iniciativa muito legal pois, aqui dentro, nossos velhinhos nunca tiveram esse contato com animais. Com isso, eles vão ter lembranças da infância, ter sentimentos novos e manter contato toda semana com esses cães”, disse.

O projeto nasceu através da Guarda Civil Municipal, que conta com a equipe K9 de patrulhamento canino nas praças, escolas e locais públicos, além de auxiliar as forças de segurança em detecção de drogas. “Através da troca de experiência com outros canis, resolvemos ampliar a ação da Companhia de Cães com a implantação da Cinoterapia. Pegamos o modelo da Guarda de Petrópolis e adaptamos para a nossa realidade”, disse Gil Wellington.

A ideia do projeto é oferecer visitas semanais às instituições com quatros cães das raças Pastor Alemão, Pastor Holandês e Pastor Malinois. “Eles são cães muito dóceis e de fácil interação com as pessoas. É um começo pequeno mas acreditamos que essa prática vai crescer para oferecer bem estar e melhor qualidade de vida para todos da cidade”, concluiu Gil Wellington.

Sobre Cinoterapia

Cino é cão em grego, e Cinoterapia nada mais é que tratamento com cães. Esse tipo de terapia apresenta uma série de variações e pode ser conhecida por diferentes nomenclaturas, tais como Terapia Assistida por Animais (TAA), Pet terapia, Terapia Facilitada por Cães (TFC), Terapia Facilitada por Animais (TFA), Zooterapia e Fisioterapia Assistida por Animais (FAA).

A origem dessa técnica é antiga. A Cinoterapia surgiu no século XVIII, na Inglaterra, com o objetivo de contribuir para o tratamento de pessoas com doenças mentais. Dessa experiência, observou-se que o convívio com os cães trouxe benefícios psicológicos, sociais e pedagógicos para esses pacientes.

2º Curso de Supervisão e Modo Operacional da Guarda Civil Municipal

Além do lançamento do projeto de Cinoterapia, na manhã desta segunda, o Teatro Municipal também foi palco da abertura do 2º Curso de Supervisão e Modo Operacional da Guarda Civil Municipal de Teresópolis. O objetivo da reciclagem é a atualização de conhecimentos e a aquisição de novas técnicas para aperfeiçoar o trabalho realizado pela GCM. O prefeito Vinicius Claussen participou a abertura do curso.

“Esse curso é de suma importância, tanto para a capacitação dos agentes como para a cidade. Nossa meta é nos atualizarmos as mudanças para termos uma Guarda melhor e mais bem preparada nas ruas da cidade”, disse o secretário de Segurança Pública, Marco Antônio da Luz.

Durante o curso, serão abordados temas como direito penal, diretrizes sobre o estatuto da Guarda Civil Municipal, modo operacional de supervisão do patrimônio, legislação de trânsito, procedimento com ocorrências envolvendo mulheres e adolescentes, procedimento em caso de perícia criminal no trânsito e primeiros socorros.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com cerca de 60 agentes. Eles atuam na fiscalização de trânsito, na ronda escolar, na 1ª Companhia de Cães, na guarda de patrimônio e no setor administrativo.