Tardes culturais animam a Feira do Livro em Teresópolis

Compartilhar:

Tardes culturais animam a Feira do Livro em Teresópolis

Além das vendas na 1ª Feira do Livro da ABL em Teresópolis, evento conta com shows musicais, intervenções teatrais e a contação de histórias infantis, turbinando a programação da feira na Calçada da Fama

Eram 14h10 do dia 12de janeiro de 2018 quando o ator e diretor teatral Adriano Ramires, vestido de “O Gato de Botas”, começou sua intervenção artística na Calçada da Fama, onde está instalada a 1ª Feira do Livro de Teresópolis desde o dia 08 de janeiro (com previsão de duração até o dia 30). Adriano abordava vendedores e fregueses dos estandes fazendo perguntas, contando pequenas histórias e também folheando livros.

Duas horas depois, no palco montado no final da feira pela Secretaria de Cultura da Prefeitura — que apoia o evento —, a atriz e conselheira cultural do estado, Nara Zeitune, e sua parceira no Grupo Pirueta, Jeanette Albuquerque, começaram a divertir a criançada contando quatro fábulas clássicas de Esopo e La Fontaine — uma delas com a participação direta das crianças. “Quem quer comprar um burro?”, perguntava Nara, exibindo um “lustroso” bigodão de plástico para compor o personagem.

Às 18h, já com um equipamento musical de primeira, o guitarrista e cantor Aloísio Bruno e o saxofonista e também cantor Leandro Lopes começaram seu show com um repertório variado e de bom gosto, indo de Ana Carolina (“Quem de Nós Dois”, versão da italiana “La Mia Storia Tra Le Dita”, de Gianlucca Grignani) a João Bosco e Aldir Blanc (“O Bêbado e a Equilibrista”), passando até por Pink Floyd e uma das mais belas canções do rock mundial, “Wish You Were Here”. Sem falar em “Wave” de Tom Jobim e “Por Enquanto”, de Renato Russo — eternizada pela voz de Cássia Eller, em seu primeiro e maior sucesso. Show finíssimo!

No dia seguinte, sábado, 13, mais contação de história com o Grupo Pirueta e outro show de primeira: o teclado de Bruno Fonseca e seu repertório instrumental de “bossa-jazz-samba”. Bruno tocou “standards” de jazz como “Summertime” e “Autumm Leaves”, de George Gershwin; “Garota de Ipanema” e “Só Danço Samba”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “A Banda” e “Roda Viva”, de Chico Buarque, e “Anos Dourados”, de Chico e Tom; sem falar em “O Barquinho”, de Roberto Menescal; “Carinhoso” de Pixinguinha e João de Barro, fechando com “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Foi quando apareceu a menina Rebeca e se instalou em frente ao palco para dizer ao pianista: “Você é lindo e toca muito lindo!” Emoção pura! Bruno ficou lisonjeado e dedicou a ela o pedido de “bis” da plateia: “Night and Day”, de Cole Porter. Rebeca aplaudiu com entusiasmo!

Sempre às sextas e sábados, terminando no dia 27, as tardes culturais vão trazer mais teatro, dança, contação de histórias e música ao público da 1ª Feira do Livro de Teresópolis — uma iniciativa da Associação Brasileira do Livro (ABL), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Veja a seguir o restante da programação.

19 de janeiro (sexta)

  • 14h: Intervenção artística, com Adriano Ramires e Guilherme Duarte.
  • 16h: Contação de História, com o Grupo Pirueta.
  • 18h: Música, com Fernanda de Paula e Mariana Pereira.

20 de janeiro (sábado)

  • 15h: Dança, com Dias de Dança.
  • 18h: Música, com Yvan Castilho.

26 de janeiro (sexta)

  • 14h: Dança, com Dias de Dança.
  • 16h: Contação de História, com o Grupo Pirueta.
  • 18h: Música, com Geremias Cruz e Oziel Silva.

27 de janeiro (sábado)

  • 15h: Teatro infantil com o grupo Hocus Pocus.
  • 18h: Música, com Luiz Claudio Peixoto.

Texto e fotos: Ney Reis / Sec. Cultura