Sociedade e representantes dos poderes públicos participam da apresentação do novo sistema de gestão da Saúde pública de Teresópolis

A pedido do Prefeito Vinicius Claussen, técnicos da empresa Governança Brasil (GOVBR), vencedora do processo licitatório para implantação do novo sistema de gerenciamento da Saúde do município, fizeram nesta quinta-feira (4) no Teatro Municipal, uma apresentação do programa para membros da sociedade civil. A explanação dos mecanismos de modernização e informatização da gestão foi acompanhada também por representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A proposta é modernizar e agilizar o tratamento dos pacientes, bem como diminuir custos para o município e aumentar os repasses federais. Toda a rede de informações estará interligada com as instituições de saúde do município. Atualmente, a saúde pública de Teresópolis não conta com um sistema integrado de informação; todas as marcações de consultas e exames são realizadas em papel.

Toda a rede de atenção básica, hospitais conveniados, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serão contemplados. Deste modo, todos os centros de saúde pública de Teresópolis oferecerão um serviço mais ágil e prático.

Para o Prefeito Vinicius Claussen a nova maneira de gerir a Saúde trará grandes benefícios à população e ao município. “É uma vitória. Nossos profissionais da área conseguiram fazer, até agora, uma saúde sem ferramenta de gestão, ferramenta esta que traz mais rapidez, produtividade e economicidade. Essa nova estrutura vem justamente para podermos entender a saúde do município e interligar os pontos. Fiquei impressionado com a funcionalidade deste sistema por isso solicitei esse momento para que vocês também pudessem conhecê-lo”, disse o prefeito.

Além de profissionais da saúde, a reunião contou com a participação do vice-prefeito, Ari Boulanger, do ouvidor municipal, Leonardo Manso, e dos secretários de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, e de Administração, Lucas Guimarães. Destaque também para a presença do defensor público, Marcos Delano, e dos vereadores Pedro Gil, Mauricio Lopes, Alexandre Cahet, Ten. Jaime, Hygor Faraco e Dudu do Resgate.

“A primeira apresentação foi para o corpo técnico da Secretaria de Saúde e hoje está sendo realizada para a toda sociedade perceber o quanto essa nova forma gerir vai qualificar a assistência à saude. O município vai ter controle de todo o SUS a partir da implantação do sistema”, afirmou o secretário de Saúde, Antonio Henrique.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino também aprovou o novo método de gerenciamento da Saúde. “O Conselho está muito satisfeito e aguardando o início dessa nova gestão. A informatização da Saúde é muito importante por nos permitir fiscalizar e acompanhar em tempo real o que está acontecendo”, comentou.

Como vai funcionar

A implantação do novo sistema de regulação tem como principal objetivo garantir um melhor atendimento para o cidadão. Na UPA, irá garantir que as pessoas tenham menos tempo de espera nas filas para exames de triagem, permitindo consultas mais rápidas e com mais qualidade ainda.

Todos os pacientes atendidos na rede pública terão os seus dados de consultas e exames, disponíveis em uma plataforma digital, que o médico poderá acessar de qualquer local. Isso vai permitir que as pessoas recebam um cuidado mais próximo de suas reais necessidades e de forma mais rápida.

Já os profissionais de saúde do município terão total controle sobre quais leitos hospitalares estarão disponíveis ou não, fazendo com que a UPA garanta espaço para novos pacientes que chegam para serem atendidos.

Fazendo uso deste sistema integrado de informação, os diversos responsáveis pela saúde pública de Teresópolis serão capazes de controlar a agenda de exames a serem feitos ou já realizados, gerando a melhora no atendimento à população e economia para a cidade.

A empresa Governança Brasil será a responsável por todo o serviço de informatização e modernização da saúde pública do município durante um ano.