O que é?

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária viabiliza a execução de políticas municipais nas áreas de incentivo ao trabalho e geração de renda. Faz a articulação do trabalhador com o mercado de trabalho, através da agência local do sistema nacional de empregos (SINE). É responsabilidade, ainda, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional e o estímulo à formação de associações e empresas associativas de produção de bens ou serviços. Também deve facilitar o acesso do empreendedor formal e informal ao crédito. Uma das principais atribuições da pasta é promover o planejamento e acompanhamento dos projetos de incentivo.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

O Espaço do Empreendedor tem como objetivo facilitar a abertura de empresas e gerar emprego e renda. No local, empreendedores podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas; esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias; ter orientações sobre pequenos negócios; e, buscar linhas de microcrédito. São parceiros da iniciativa o Sebrae, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, e a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Há plantão de equipes da Vigilância Sanitária e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

SINE TERESÓPOLIS

SINE é a sigla para Sistema Nacional de Emprego. Seu objetivo é intermediar a mão-de-obra para empresas, auxiliar no pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

LUCAS GUIMARÃES HOMEM

Secretário de Trabalho,
Emprego e Economia Solidária

Últimas Notícias

Unifeso inaugura três novos espaços em parceria com o Espaço do Empreendedor da Prefeitura
Teresópolis registra o melhor saldo de empregos formais em fevereiro dos últimos 13 anos
Teresópolis registra pelo 6º mês seguido saldo positivo de empregos
Trabalhadores recrutados no ‘Feirão Emprega Terê’ fazem treinamento para admissão
Programa ‘Emprega Terê’ divulga 157 vagas de emprego no Sine Teresópolis
previous arrow
next arrow
Slider

Links Úteis

Contato

Av. Feliciano Sodré, 675 - 1° Piso - Várzea - Teresópolis/RJ - Cep: 25963-025

trabalho@teresopolis.rj.gov.br

(21) 2742-3352, ramal 248 | Secretaria
(21) 2742-3352, ramal 258 | SINE

Anúncios