Sistema de sirenes de Teresópolis é testado pela Defesa Civil

Compartilhar:

Realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil nesta terça-feira, dia 10, a verificação mensal das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 13 localidades em Teresópolis. Os equipamentos foram acionados à distância, através da internet, e apenas uma sirene, no bairro Quinta Lebrão, não funcionou porque estava sendo remanejada de lugar.

O objetivo da ação é corrigir possíveis falhas e garantir que os instrumentos funcionem perfeitamente em dias de chuva forte, alertando os moradores para o risco de deslizamentos e/ou alagamentos na comunidade.

No Vale da Revolta, o teste foi acompanhado por Tadeu Florêncio, Presidente da Associação de Moradores do bairro. “Todo dia 10 temos esse acionamento, e é tão importante quanto no dia do desastre, porque previne, leva as pessoas a terem consciência do risco em que vivem. Quando uma tragédia ocorre com a comunidade preparada e treinada, o impacto é muito menor”, avaliou o líder comunitário.

No Centro de Monitoramento e Comunicação da Secretaria de Defesa Civil, no Soberbo, a verificação foi supervisionada pelo Subsecretário Nascimento. “Esse teste acontece todo mês, com acionamento remoto e, quando o sinal de internet está oscilando, um responsável na comunidade aciona manualmente”, comentou.

Foto: Jorge Maravilha