Teresópolis 131 anos: Arraiá do Cultura de Raiz celebra o Aniversário da Cidade

Você está visualizando atualmente Teresópolis 131 anos: Arraiá do Cultura de Raiz celebra o Aniversário da Cidade
Fotos: Bruno Nepomuceno
Compartilhar:

Teresópolis 131 anos: Arraiá do Cultura de Raiz celebra o Aniversário da Cidade 

Casamento da roça, ballet caipira, barraca do beijo, correio do amor, pescaria, pintura corporal, comidas típicas, shows e muita diversão em meio a uma colorida decoração temática animaram a edição especial do Cultura de Raiz neste domingo, 03/07, na Praça Juscelino Kubitschek, que abriga a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. Além de dar continuidade ao calendário do Festival ‘Arraiás de Terê’, o evento também fez parte da programação do 131º aniversário de Teresópolis.

“Voltamos a ocupar a praça, trazendo a população para comemorar o aniversário da nossa cidade com esse belo arraial, aproximando alunos, pais e professores e oferecendo variada programação cultural ao público. Especial agradecimento à comissão organizadora e a todos que colaboraram para o sucesso do evento”, frisou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, acompanhada do subsecretário Ricardo Guarilha e do Vereador Paulinho Nogueira.

A Comissão Organizadora de Pais e Responsáveis dos Alunos da Casa de Cultura é formada por Sharon Caramu e Rafael Torres, Estrela Mattos, Márcia Santoro, Maria Montserrat e Cláudio Cobo.

Iniciativa conjunta da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, SESC-RJ e do Centro Cultural Feso-Pró Arte, o Festival ‘Arraiás de Terê’ já foi realizado na Feirinha de Teresópolis, no SESC Alpina e na Casa de Cultura Adolpho Bloch e segue no sábado, 09/07, e domingo, 10/07, no Centro Cultural Feso-Pró Arte, no Alto, com entrada franca.

“É o resgate das festas juninas, manifestação cultural brasileira que deve ser preservada com suas programações tradicionais, como quadrilhas, casamento caipira, comidas típicas e muita diversão”, pontuou o subsecretário municipal de Cultura, Ricardo Guarilha.

Diversão em família

O domingo ensolarado garantiu o sucesso da programação, que uniu as famílias durante um dia inteiro. No anfiteatro, as apresentações especiais dos artistas populares do projeto ‘Cultura de Raiz’ com muita música junina: a repentista Wanda Pinheiro, Evanil Rezende e Dona Maria, Írio Lima, Edson do Acordeon e Crésio da Viola. Também subiram ao palco Seu Quixote, Lycia Maria e Rubens Tavares, Alan Magalhães e Banda. “Maravilhoso participar deste evento e da programação do aniversário de Teresópolis”, comentou a repentista Wanda Pinheiro.

O público ainda curtiu o Ballet Caipira com as alunas das tias Kelly e Marcela, as performances do Ballet e do Coral da Feso-Pró Arte e as quadrilhas com os alunos do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima. Devidamente caracterizados, os atores dos grupos de teatro Hocus Pocus e Cia. Amor, Luz e Arte garantiram as gargalhadas do público com as divertidas encenações de casamentos na roça. “Muito bom programa de família, podia ter todo domingo”, opinou a técnica de enfermagem Rosani Quintanilha, acompanhada do marido, cunhada e sobrinhos.

“Momento especial da Casa de Cultura, em que pais, alunos e frequentadores se uniram para comemorar a retomada das atividades públicas com esta linda festa, unindo com o Cultura de Raiz, que há 13 anos abre o palco para os artistas da cidade”, concluiu Mariana Vitória, diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Fotos: Bruno Nepomuceno