Simulação de socorro a vítima de acidente de trânsito nesta sexta, 27, na Praça Olímpica

Uma simulação de atendimento à vítima de acidente encerra nesta sexta-feira, dia 27, a Semana Municipal de Educação para o Trânsito. Realizado pela Secretaria de Segurança Pública, com o apoio da Secretaria de Educação, de instituições parceiras e colaboradores, o evento será realizado das 9h às 13h, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.

A campanha educativa teve início na segunda-feira, 23, com palestras nas escolas públicas e particulares. O objetivo é conscientizar as pessoas que um trânsito seguro depende do comportamento responsável de pedestres e condutores de veículos.

Atuam em conjunto nesta ação da Secretaria de Segurança a Guarda Civil Municipal e 1ª Companhia de Cães; 16º Grupamento de Bombeiro Militar; 30º Batalhão de Polícia Militar; 4ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro; Concessionária Rio-Teresópolis; GRAVT – Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis; Serrana SST – Serviços em Saúde e Segurança no Trabalho; Clubinho Salva-Vidas e CAMP.

Programação:

• 9h, Abertura
  • 9h30, Apresentação do 16º GBM, em conjunto com a PRF e CRT: simulação de acidente e demonstração de resgate e socorro às vítimas, seguida de palestra sobre legislação e segurança no trânsito; uso de equipamentos obrigatórios; sinalização; manutenção adequada de veículos; primeiros socorros; acessibilidade.
  • 10h30, Apresentação conjunta do GRAVT e Serrana-SST: primeiros socorros e situações de emergência, com base na legislação que criou a função do bombeiro profissional civil – BPC (Lei Federal nº 11.911/2009).
  • 11h, Apresentação da Companhia de Cães da Guarda Civil Municipal: simulação de situação de distúrbios em vias públicas/contenção; simulação de apoio ao 30º BPM-Patamo em operações de repressão ao tráfico de drogas, busca a foragidos, revista e cumprimento de mandados de prisão; palestra sobre técnicas de adestramento.
  • 12h, Palestra sobre ‘Segurança no Trânsito’, com o Inspetor André Azevedo, chefe da 4ª DPRF/RJ.
  • 12h30,Palestra sobre ‘Educação no Trânsito’, com Eliandro Maurat, CEO do Clubinho Salva-Vidas.
  • 13h, Encerramento.