Simulação de socorro à vítima de acidente de trânsito encerra semana de conscientização sobre o tema

A Semana Municipal de Educação para o Trânsito foi encerrada com uma simulação de atendimento à vítima de acidente nesta sexta-feira, dia 27, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. O evento foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública, com o apoio da Secretaria de Educação, de instituições parceiras e colaboradores.

A campanha educativa começou na segunda-feira, 23, com palestras nas escolas públicas e particulares. “Para se ter uma noção da conscientização, em 2015, por exemplo, mil pessoas por dia ficaram deficientes. Além disso, 160 pessoas morrem diariamente por causa do trânsito. E o nosso objetivo é realmente tornar o motorista consciente porque essa conduta evita acidente”, mencionou o secretário de Segurança Pública (interino), cel. Anibal.

Atuaram em conjunto na ação da Secretaria de Segurança a Guarda Civil Municipal; 16º Grupamento de Bombeiro Militar; 30º Batalhão de Polícia Militar; 4ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro; Concessionária Rio-Teresópolis; GRAVT – Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis; Serrana SST – Serviços em Saúde e Segurança no Trabalho; Clubinho Salva-Vidas e CAMP.

A programação contou com apresentação do 16º GBM, em conjunto com a PRF e CRT por meio de uma simulação de acidente e demonstração de resgate e socorro às vítimas. Palestras sobre segurança, educação e atendimento à vítima de acidente de trânsito’ foram ministradas pelo Inspetor André Azevedo, chefe da 4ª DPRF/RJ, Eliandro Maurat, CEO do Clubinho Salva-Vidas, e Luciano Socorrista, do GRAVT, também integraram a atividade.

Fotos: Jorge Maravilha e Davi Almada Ascom/PMT