SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGRICULTURA FAMILIAR REÚNE PESQUISADORES, CONSULTORES E TÉCNICOS EM TERESÓPOLIS

Compartilhar:

Com o tema ‘Agricultura Familiar, Inclusão Digital e Desenvolvimento Sustentável’, foi aberto nesta terça (27), em Teresópolis, o 1º Simpósio Brasileiro de Agricultura Familiar 4.0. Reunindo produtores rurais, pesquisadores, profissionais de instituições de assistência técnica, consultores, estudantes de graduação e pós-graduação e representantes de órgãos públicos vinculados ao tema, o evento segue nesta quarta-feira (28), no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, na Várzea.

Realizado pelo Instituto Brasil e pela Prosa (Plataforma Rural de Oportunidades Sustentáveis e Agroecológicas), e com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, o Simpósio tem como objetivo ampliar o debate em torno da adaptação da agricultura familiar às inovações tecnológicas como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável e inclusivo, agregação de valor e inclusão digital.

“Esse debate é importantíssimo devido à necessidade da utilização da tecnologia para o desenvolvimento da agricultura familiar. O Instituto Brasil é uma organização fundada há 15 anos, reúne consultores e tem grandes ações nas áreas de meio ambiente e de agricultura, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina e na Europa”, assinalou Giovanni Weber, presidente da instituição, na abertura do evento.

O Secretário de Agricultura de Teresópolis, Fernando Mendes, deu boas vindas aos participantes. “É fundamental para Teresópolis receber este evento. Somos o maior produtor de hortaliças do estado, com quase 80% de fornecimento para o município do Rio de Janeiro, e a nossa agricultura é praticamente 100% familiar. Que nós possamos assegurar a sustentabilidade rural, tanto pela preservação do meio ambiente, mas também para os agricultores. Mantê-los em suas atividades é fundamental para assegurar o abastecimento da população”, informou.

Para Rafael Fortunato, vice-presidente do Instituto de Geografia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), as novas tecnologias no campo são o caminho natural para o desenvolvimento deste setor econômico. “Devemos pensar a agricultura familiar com tecnologias de ponta para melhorar a produção e, de alguma forma, descentralizar um pouco da riqueza que circula na área rural, trazendo o produtor rural para o protagonismo da cadeia produtiva da agricultura no Brasil”, argumentou.

“Com novas metodologias de plantio e de conservação do solo, o meio ambiente é beneficiado. Melhorando as práticas e as formas de produção, também melhora a questão ambiental”, concluiu Raimundo Lopes, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 27 de novembro
• 9h, Programa Rio Rural: Seu legado, desafios e visão de futuro
Palestrante: Nelson Teixeira Alves Filho
Superintendente de Desenvolvimento Sustentável/Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro

• 10h20, Open Source e Open Plataform: Potenciais catalisadores para uso de internet das coisas de baixo custo na Agricultura Familiar
Palestrante: Fernando de Assis Rodrigues
Doutor e Mestre em Ciência da Informação, especialista em Sistemas para Internet e Pós-doutorando da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo)

• 11h, TICS e Relações Afetivo Produtivas na Agricultura Familiar: Enfrentando o isolamento e a exclusão digital
Palestrante: Ada Cristina Machado da Silveira
Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (RS)

• 14h, Inclusão digital no campo: a importância da internet na construção de canais de comercialização para a Agricultura Familiar
Palestrante: Ariane Fernandes da Conceição
Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (MG)

• 14h40, Agricultura Familiar e mercado de carbono na Agricultura Familiar na Era Digital: Desafios e Oportunidades
Palestrante: Ederson Augusto Zanetti
Doutor em Ciências Florestais, especialista na integração de ciência e políticas públicas e privadas de crescimento de baixo carbono, alinhadas com o Acordo de Paris e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

• 15h40, Agritask – Tecnologia a Serviço da otimização da produção na Agricultura Familiar
Palestrante: Marcelo Maidante
Diretor de Negócios para a América Latina

• 15h20, Comportamento e Desenvolvimento Sustentáveis na Agricultura Familiar: o Projeto CODESAF
Palestrante: Paulo Bochetti
Presidente do Instituto Foto-Vivência

Quarta-feira, 28 de novembro
• 9h, Apresentação dos trabalhos selecionados

• 9h40, A Tecnologia da Informação conectando o cenário rural

Palestrante: Ronaldo Pereira de Oliveira
Pesquisador EMBRAPA Solos

• 10h40, Aliança entre a Agricultura Familiar e o Agroturismo como estratégia de melhoria socioeconômica do produtor rural em harmonia com a conservação ambiental
Palestrantes: Bernadete da Conceição Carvalho Gomes Pedreira e Elaine Cristina Cardoso Fidalgo (co-autora)

Pesquisadoras EMBRAPA Solos

• 14h, Construção colaborativa de representações de fontes de dados agrícolas

Palestrante: Fábio Mosso Moreira
Mestre e doutorando em Ciência da Informação (UNESP), graduado em Administração de Empresas (UNESP) Atualmente, desenvolve pesquisas investigando aspectos sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do pequeno produtor, com ênfase no processo de acesso a dados de políticas públicas para Agricultura Familiar.

•14h40, Turismo comunitário, redes de comunicação e territorialidades socioambientais

Palestrante: Rafael A. Fortunato
Vice-diretor do Instituto de Geografia, Professor do Doutorado em Meio Ambiente e do Departamento de Turismo da UERJ. Presidente da Rede Brasilidade Solidária. Doutor em Meio Ambiente-UERJ. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – UNIARA. Especialista em Educação Ambiental – USP e Bacharel em Turismo – UNIMAR.

• 15h40, Financiamento coletivo (crowdfunding): experiência aplicada à Agricultura Familiar

Palestrante: Giovanni Weber Scarascia
Diretor de Novos Negócios do Portal Prosa. Jornalista e bacharel em Direito. MBA em Marketing e Comunicação Integrada.

• 16h20, Mesa redonda: diálogo geral e próximos passos (conferencistas e público)

*(Obs.: Programação sujeita a alterações).

Fotos: Jorge Maravilha