Serviço: Funcionamento de repartições municipais neste feriadão

Compartilhar:

Prefeitura não abre no feriado de Corpus Christi (20) e terá ponto facultativo na sexta (21)

Devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado dia 20 de junho, a Prefeitura ficará fechada e terá ponto facultativo na sexta-feira (21), estabelecido pelo decreto 5.118/2019. Portanto, o atendimento ao público se encerra no final desta quarta (19) e volta na segunda (24). Durante o feriadão, os serviços de emergência médica, coleta de lixo e orientação de trânsito vão funcionar normalmente em Teresópolis.

A DATA – Corpus Christi, ou ‘Corpo de Cristo’, é uma data comemorada pela Igreja Católica 60 dias depois da Páscoa, com missa e procissão pelas ruas. Celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Em Teresópolis, haverá missa campal nesta quinta (20), às 9h, na Praça da Igreja de Santa Teresa, na Várzea, com procissão a seguir. Igrejas e capelas em cada bairro têm a sua programação.

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24h (UPA) – Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

Também para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão.

POSTOS DE SAÚDE – Até esta quarta (19), os postos de saúde e unidades básicas atendem normalmente ao público. Depois, as consultas médicas e a vacinação contra gripe serão retomadas na segunda (24).

EDUCAÇÃO – De acordo com o calendário escolar, os alunos de creches, escolas e centros municipais de educação infantil têm aula até esta quarta-feira (17) e retomam as atividades na próxima segunda-feira (24).

DEFESA CIVIL – A Defesa Civil trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL – O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito durante todo o feriadão.

LIXO – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal durante o feriadão.

SINE – O Posto SINE Teresópolis retoma o atendimento ao público na segunda-feira (24).

ESPAÇO MULHER – Com artigos variados, a feira de artesanato Espaço Mulher funcionará quinta (20), sexta (21) e sábado (22), das 9h às 17h, na Praça Baltazar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – No feriadão, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionará das 10h às 20h, de quinta (20) a domingo (23). Além de praça de alimentação e artesanato variado e artigos diversos em mais de 500 estandes, os visitantes da Feirinha vão aproveitar a Festa de São João ‘Serra Carioca’, com dança, comidas típicas e brincadeiras nos quatro dias do feriado prolongado.

ATENDIMENTO AO TURISTA – O Centro de Informações ao Turista do Soberbo funciona diariamente, das 8h às 18h. Os quiosques funcionam sábados, domingos e em feriados nacionais, das 8h às 20h.

NÚCLEO DE ATENDIMENTO À MULHER (NUAM) – O NUAM, localizado na 110ª Delegacia de Polícia Civil/Delegacia Legal de Teresópolis, no bairro do Alto, funciona todos os dias, de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 19h.