Seminário de alfabetização encerra formação os educadores da rede municipal de ensino

Compartilhar:

Professores do 1° ao 3° anos e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino refletiram sobre suas práticas de trabalho e trocaram experiências de sucesso sobre alfabetização na idade certa na última quinta-feira, 14, durante o Seminário Municipal de Alfabetização PNAIC 2019.

 Realizado no auditório do Clube Comary, o encontro encerrou o ciclo de formação continuada promovido durante o ano pela Secretaria Municipal de Educação. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

 “A Gestão Municipal trabalha para fortalecer a alfabetização na rede municipal de ensino. Para isso, a Educação realiza formações durante todo o ano com os educadores. Cada criança tem um tempo de aprendizagem, porém, a proposta é que, já no primeiro ano, ela tenha consciência da leitura e da escrita” explicou Rosana Mendes, secretária de Educação de Teresópolis.

 Os educadores atualizaram conhecimentos e adquiriram novas técnicas para colocar em prática em sala de aula. “A formação continuada dos professores é o melhor caminho para construirmos uma educação de qualidade. Coisas boas devem ser mostradas para fortalecer nosso trabalho”, pontuou Gisela Guedes, coordenadora local do PNAIC/RJ.

 O mestre em Educação e formador regional, Jonathan Aguiar, falou sobre ‘Imaginação e criatividade: como os jogos e brincadeiras possibilitam a inclusão no espaço escolar’. Já a doutora em Educação, professora e pesquisadora Maria Cristina Corais  abordou o tema ‘Alfabetização: por uma prática discursiva’. 

Experiências de sucesso

Momento marcante do seminário foi o das apresentações de iniciativas que fizeram a diferença em sala de aula, no ensino da leitura e da escrita de forma criativa e prazerosa. Quinze professores de escolas das áreas urbana e rural expuseram seus projetos e compartilharam suas experiências profissionais em busca da excelência do ensino com as turmas de 1º ao 3º anos.

 Participaram desse momento os professores Cleiton Branco e Márcia da Rocha, da Escola Marilia Porto/Santa Cecília; Rogéria Mello e Renata Orleans, da Escola Francisco Maria Dállia/Bonsucesso; Carolina de Miranda, da Escola Tiago Pacheco/Venda Nova; Ana Paula Miranda, da Escola Maçom Lino Oroña Lema/Várzea; Suellem Pitassi e Vania Pires, do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos/Fonte Santa; Talita Lamoglia e Bruna Carvalho, da Escola Sebastião Mello/Rosário; Izabel Veizaga, do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima/Fátima; Márcia Sampaio, da Escola Governador Portella/Morro dos Pinheiros; Anna Amélia Portugal, da Escola Manoel Narciso do Canto/Vale Alpino; Valéria Castor e Evelyn Macedo, da Escola Nadir Veiga Castanheira/Três Córregos.

 “Sabemos os desafios que nos esperam e caminhamos para o futuro. Que em 2020 continuemos a caminhada rumo a novas aprendizagens”, concluiu Ana Maria Mendonça, chefe dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação.

Fotos: Jorge Maravilha